domingo, 24 de junho de 2012

Water & Oil por Steven Meisel

junho 24, 2012 | por Natália Nunes


Em 2010, o badalado fotógrafo Steven Meisel fez um interessante ensaio para a revista Vogue Itália com a modelo Kristen McMenamy. Na época, os EUA atravessavam um contexto dramático provocado pelo desastre ambiental causado pelo derramamento de petróleo no Golfo do México, um dos maiores da história, a área atingida pela mancha de óleo chegou a ser do tamanho de Porto Rico.

McMenamy, diante da experiente lente de Meisel, encarnou uma espécie de vítima das águas poluídas pelo vazamento, como um peixe fora d'água, ela surge agonizante na costa pedregosa, embaraçada em redes, untada com grossas camadas de uma pasta negra que remete ao petróleo. O que impressiona em Kristen é a carga dramática e a expressividade com que fotografa - características sempre presentes e por isso marcantes do seu trabalho. Na foto de abertura da postagem, tem-se a nítida impressão de que ela está tossindo convulsivamente por causa do sufocamento com a água. 

As imagens (que podem ser conferidas aqui), foram uma forma de denúncia e de provocação, além de não deixarem de ser uma manifestação de apoio ao exporem a tragédia sob a égide de um grande nome como o de Meisel.