segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dúvida do leitor: Profundidade de campo da FinePix SL300

julho 16, 2012 | por Cid Costa Neto

A câmera Fujifilm FinePix SL300, lançada no início do ano é uma boa opção para quem quer fotografar apenas por hobby e obter boas imagens.O leitor Ernane lenvatou uma dúvida a respeito da profundidade de campo da sua objetiva.

FinePix SL30 / Divulgação
Possuo uma maquina compacta da Sony e estou querendo mudar para uma semiprofissional com o entuito de fotografar por diversão ou robe mesmo. Gostaria de comprar uma DSLR, mas elas são muito caras. O modelo que encontrei que cabe no meu bolso foi a câmera digital FujiFilm FinePix SL300. A minha duvida é se ela da para fazer uma boa profundidade de campo, já que esse é um dos itens que desejo utilizar muito nas minhas fotos.

Olá Ernane, sempre recomendo para quem quer aprender, comprar uma SLR. Mas o preço realmente pode atrapalhar um pouco e como seu intuito é apenas uma câmera para hobby, a SL300 vai atendê-lo perfeitamente. Observe que a abertura máxima do diafragma dessa câmera é de f/3.1 - 5.9, o que permite fazer fotos com uma profundidade de campo reduzida. Uma vantagem desse modelo em relação a outras câmeras da mesma categoria, é que mesmo possuindo um flash embutido, ela possui também uma sapata para flash dedicado, o que pode ser bastante útil.

Nas fotos de Daniel Bell [abaixo] feitas para um resumo do site ePHOTOzine, percebemoa que mesmo com a abertura ainda longe da máxima, é possivel conseguir alguma redução da profundidade de campo.

Foto feita com abertura f/5.8. Daniel Bell / ePHOTOzine

É importante lembrarmos, no entanto, que a percepção de nitidez vai variar também de acordo com a relação da distância focal utilizada e as distâncias entre o objeto principal e o fundo. Veja por exemplo que na imagem abaixo, a profundidade de campo é menor que na foto acima, do cão, mas temos a impressão de que o fundo está menos borrado.
Foto feita com abertura f/4.8. Daniel Bell / ePHOTOzine

Para saber mais sobre esse equipamento, recomendo acessar a página oficial da Fuji e também os resumos do ePHOTOzine e DPReview.