terça-feira, 3 de julho de 2012

Fotógrafos em Ouro Preto reúne gerações de profissionais

julho 03, 2012 | por Resumo Fotográfico



25 anos depois da Semana Nacional de Fotografia, evento volta a celebrar imagem e memória de 02 a 05 de agosto de 2012. Cursos, roteiros, palestras e outras atividades estão na programação. Walter Firmo, Instituto Moreira Salles,Dimas Guedes, Eduardo Trópia, Alexandre Martins, Léo Drummond Germano Netto, Sylvio Coutinho e uaiPhone são algumas das participações confirmadas.

Ouro Preto é uma das cidades mais fotografadas do mundo. Diariamente centenas de imagens de cada esquina, ladeira e igrejas são produzidas por amadores e profissionais. Nessa terra de “luz e sombras”, fotógrafos de todo Brasil se reúnem de 02 a 05 de agosto de 2012 em um evento que tem como mote Encontro: de gerações, de linguagens e de culturas.

Com o nome Fotógrafos em Ouro Preto, a ideia é abordar a fotografia como instrumento de sensibilização para o exercício da cidadania e, ao mesmo tempo, permitir a troca de experiências sobre o uso de novas tecnologias.

Semana Nacional de Fotografia da Funarte (1987)
Luiz Carlos Felizardo/Reprodução
O ponto de partida para o encontro foi a redescoberta de uma imagem pelo idealizador do evento, o ouropretano Lucas de Godoy, que faz parte da nova geração de fotógrafos da cidade. “A cena é um célebre registro feito por Luiz Carlos Felizardo e imortaliza o grupo de participantes da Semana Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte) realizada em Ouro Preto em 1987”, relata. Depois de ver a imagem, Godoy reuniu fotógrafos, jornalistas, produtores culturais e empresários do município para realizar uma versão atual do evento.

Já confirmaram presença importantes nomes. Um deles é Walter Firmo, uma das maiores referências na fotografia autoral e no fotojornalismo. Firmo será um elo entre o encontro de 2012 e o de 1987, do qual participou. Também estarão em Ouro Preto Dimas Guedes, Eduardo Trópia, Alexandre Martins, Sylvio Coutinho, Germano Netto e Uaiphone, coletivo internacional de fotógrafos, além do Instituto Moreira Salles.

Para saber mais, acesse: www.fotografosemouropreto.com.br