domingo, 8 de julho de 2012

Praticando a paz através do boxe

julho 08, 2012 | por Resumo Fotográfico

Oded Balilty—AP/Reprodução
O Time LightBox, blog sobre fotografia escrito pelos editores da revista Time, publicou na última semana um interessante ensaio realizado por Oded Balilty.

Como fotógrafo da Associated Press, Bality já registrou os violentos confrontos em Gaza e na Cisjordânia em várias oportunidades. Recentemente, no entanto, voltou-se para o registro de histórias que ultrapassam a violência e que oferecem vislumbres de humanidade e cooperação.

Ele fotografou os bastidores do Campeonato Nacional de Boxe da Juventude, realizado em um ginásio na cidade israelita de Acre. Ironicamente, o boxe - sempre polêmico por ser considerado muito violento - tem  sido uma ponte para a paz entre jovens árabes e judeus. No âmbito do esporte, os combatentes deixam de lado as tensões que se espera de um esporte fisicamente brutal e vêm uns aos outros como iguais sem serem sobrecarregados pela história enraizado de conflitos fora do ringue.

Balilty foi atraído para a tenra idade das crianças. Muitos têm entre 9 e 13 anos. "Eles são apenas crianças - tudo que eles se importam é em se divertir com seus amigos todos os dias, assim como em qualquer outro lugar. Isso realmente me dá esperança."

Embora o fotógrafo busque uma bela representação estética para um momento significativo de seu próprio povo, as imagens de Bality não são romantizadas, mantendo características documentais. A situação por si, já é inspiradora.


Fonte: Time LightBox