quinta-feira, 5 de julho de 2012

Confira a programação do Fotógrafos em Ouro Preto

julho 05, 2012 | por Resumo Fotográfico

A programação do festival  Fotógrafos em Ouro Preto que será realizado entre 2 e 5 de agosto, foi pensada pelos organizadores para democratizar a fotografia por meio do exercício do olhar urbano. São palestras, oficinas, debates e mostras divididos nos quatro dias do evento.

“Queremos que o encontro se torne fixo no calendário anual da cidade. Além disso, acreditamos que vai ajudar a promover o turismo em um mês de baixa temporada”, acredita Lucas Godoy, idealizador do evento.

Além das diferentes oficinas oferecidas, será realizado o "Papo com foto", um ciclo de debates sobre diferentes temas. Dia 2 de agosto, quinta-feira, o professor Victor Godoy fala sobre Memória da fotografia em Ouro Preto. Já no dia 3, sexta-feira, é a vez dos fotógrafo Dimas Guedes e Jason Santa Rosa participarem do encontro Fotografia e Cidadania com o fotógrafo Léo Drummond. Em seguida, Alexandre Martins e uaiPhone abordam o tema Encontro de linguagens. Dia 4, sábado, os participantes relembram a Semana de Fotografia de 1987, com a participação de Walter Firmo e Fátima Trópia. Logo depois, o Instituto Moreira Salles, representado pela historiadora Gabriella Moyle participa do evento debatendo o tema Conservação e armazenamento de acervos com o restaurador Thales Gayean.

Fotógrafos em Ouro Preto também é cinema com a mostra "Foto na Tela". Os participantes podem assistir a filmes como “Só Amor”, de Henri Cartier Bresson e “Blow Up”, de Michelangelo Antonioni. Estão na programação projeções de fotografias nos muros da cidade, além de diversas ações culturais por toda a cidade. Ainda como parte do evento, uma exposição homenageia dois dos mais importantes fotógrafos de Ouro Preto: Dimas Guedes e Zé Lima.



Num mergulho descontraído pelas ruas e serras da cidade, o evento oferece outra atividade: Roteiros Fotográficos. Os participantes são convidados para passeios ímpares com conteúdo histórico e ecológico que estimulam novas leituras dobre a cidade e seus arredores. Este ano são oferecidas três opções: A Cidade da Serra (com André Castanheira), Pelas Montanhas e Cachoeiras de Ouro Preto (com Danilo Avelar) e Memórias Fotográficas de Ouro Preto (com Bernardo Andrade). Durante a noite as atividades continuam com os Roteiros Visuais, Gastronômicos e Culturais (exposições nos restaurantes locais) e rodas de samba e chorinho em diversos pontos da cidade.

O encerramento do Fotógrafos em Ouro Preto no dia 5, domingo, resgata outra tradição ouropretana: o Festival de Papagaios no Morro da Forca. Crianças, moradores e visitantes participam dessa atividade em um dos pontos mais altos da cidade. Dezenas de pipas e “objetos voadores” enfeitam o céu de Ouro Preto para comemorar o encontro.

Programação

2 de agosto – Quinta-feira

9h – Credenciamento/Oficinas/Roteiros Fotográficos
14h – Oficinas
16h30 – Foto na Tela : “Só Amor”, Henri Cartier Bresson
18h30 – Abertura oficial do evento.
19h – Papo com foto: “Memória da Fotografia em Ouro Preto”, com Victor Godoy
20h – Abertura da exposição de fotos de Dimas Guedes e Zé Lima, homenageados pelo evento
22h – Roteiro Visual, Gastronômico e Cultural

3 de agosto – Sexta-feira

9h – Oficinas/ Roteiros Fotográficos
13h – Leitura de Portfólio.
14h – Foto na Tela : “Blow Up”, Michelangelo Antonioni.
16h30 – Papo com foto: “Fotografia e Cidadania” . Com Jason Santa Rosa, Dimas Guedes e Léo Drummond.
19h – Papo com foto: “Conservação e armazenamento de acervos”. Com Gabriela Moyle ( Instituto Moreira Salles) e Thales Gayean
20h – Projeções em muros antigos da cidade.
22h – Roteiro Visual, Gastronômico e Cultural: Noite Jacuba – Chorinho

4 de agosto – Sábado

9h – Oficinas.
13h – Leitura de Portfólios.
14h – Ato Cultural
16h30 – Papo com foto: “Semana de Fotografia de 1987”, com Walter Firmo e Fátima Trópia
19h – Papo com foto: “ Encontro de Linguagens”, com Alexandre Martins e UaiPhone.
20h – Intervenções: Produtos das Oficinas
22h – Roteiro Visual, Gastronômico e Cultural: Noite Mocotó – Roda de Samba

5 de agosto – Domingo

09h – Encerramento Oficinas
Objetos Voadores/ Concurso de Papagaios no Morro da Forca Participação da Sociedade Musical Bom Jesus de Matozinhos

Acesse: www.fotografosemouropreto.com.br