segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dúvida do leitor: Como montar uma exposição?

agosto 13, 2012 | por Cid Costa Neto

III Varal Fotoclube FAFICH / Foto: Natália Nunes
Recentemente o leitor João enviou um e-mail perguntando a respeito de como é possível realizar uma exposição no caso dos fotógrafos não profissionais.

"Gostaria de ver dicas de como, nós, os fotógrafos comuns, que têm a fotografia como uma brincadeira séria, contudo, sem a pressão profissional e sim o prazer da alegria de fotografar e inflar o peito com elogios amigos e familiares. Enfim, como montar uma exposição minimalista, para amigos, no trabalho, em família. Dicas de materiais, formas, formatos... ou seja uma grande exposição do tamanho dos amigos."

Olá João, existe uma ideia equivocada por parte de algumas pessoas de que para realizar uma exposição é necessário alcançar um certo reconhecimento dentro do meio artístico. Tratando-se de grandes circuitos, pode-se dizer que seja verdade, mas nada impede que qualquer pessoa possa realizar uma mostra individual ou coletiva de qualidade.

A realização de uma exposição pode ser feita das mais variadas formas, de acordo com a proposta apresentada, local disponível e do valor do orçamento. É importante, no entanto, pensar três questões principais:
  • Local: O espaço onde será realizada a exposição é a primeira questão a ser pensada pois ele vai determinar a quantidade, o tamanho, formato e orientação das imagens, além da maneira como o expectador irá interagir com as obras. Normalmente, uma exposição é destinada a um local que tenha uma grande circulação ou que permita um convergência de pessoas, afinal de contas, a ideia é fazer com que as fotos sejam vistas. Tratando-se de algo mais restrito, é possível pensar em locais alternativos. Quem não tem um amigo que possua um bar, restaurante ou algum outro tipo de estabelecimento que proporcione uma pequena exposição? Além de ser possível conseguir um local gratuito para expor, também pode ser uma ótima oportunidade para o dono do estabelecimento receber os convidados.
  • Revelação e Suporte: Qual tipo de saída dar às suas fotografias é um importante passo para expor seu trabalho e algo que deve ser pensado com cuidado. É conveniente definir isso em conjunto com a montagem. Existem várias maneiras e suportes para revelar/imprimir suas fotos e os preços são bastante variados, assim como a qualidade e a durabilidade dos materiais. Por isso, é importante pensar qual será o destino final dessa imagem. Você pretende vendê-las, guardá-las ou descartá-las? Se a montagem for uma estrutura mais simples, pode ser interessante utilizar um suporte com uma gramatura superior, por exemplo. Convém perder algum tempo pesquisando os tipos de materiais disponíveis em algumas lojas especializadas.
  • Montagem: Ao realizar a montagem das fotografias, é importante considerar o local e a interação dos expetadores. Como é a iluminação do local? Será necessário vidro anti-reflexo ou seria melhor uma montagem sem vidro? Além das montagens tradicionais de moldura e vidro, também pode-se considerar o uso de posteres ou aplicação em placas de foan, que proporcionam melhor mobilidade das imagens.
Kit para varal fotográfico
Uma alternativa muito comum para a exibição de fotografias é o varal fotográfico. Utilizado por quase todos os fotoclubes, escolas e demais grupos de fotografia, o varal fotográfico pode ser realizado com baixo custo e praticamente em qualquer lugar. Tudo que você precisa são pregadores e um cordão. É interessante fixar as fotos em fundos feitos de papel rígido, para que os pregadores não marquem as fotos. A prática é tão comum que já existem a venda em lojas virtuais, pequenos kits para a montagem.

Não existem muitas regras sobre como realizar uma exposição. Além dos aspectos citados, temos que lembrar que se trata de um momento que deve ser descontraído, que proporcione o bem estar dos convidados e a fruição das fotografias sem interferência.