segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Hidra" de Hirosuke Kitamura estréia em São Paulo

agosto 06, 2012 | por Resumo Fotográfico

Mostra com curadoria de Miguel Rio Branco abre no dia 7 de agosto, terça-feira

Divulgação
Após temporada em sua galeria em Nova York, 1500 Gallery, a exposição Hidra, de Hirosuke Kitamura, fotógrafo japonês e brasileiro de coração, é apresentada em São Paulo, na Fauna Galeria. A mostra reúne 12 imagens feitas em cromo 120 mm, formato quadrado, sendo a maior parte de um trabalho que vem sendo realizado pelo fotógrafo há mais de dez anos: retratos das mulheres nos bordéis decadentes de Salvador, conhecidos como bregas.

“Sou um estrangeiro na Bahia há vinte anos e uso a fotografia para me expressar. Aqui me encontro com muitos paradoxos e contradições, como miséria e pureza, nas pessoas e no ambiente”, explica o artista, representado internacionalmente pela 1500 Gallery. “As imagens feitas na Bahia mostram sol forte, areia e alegria, mas por outro lado conheci o trabalho do Miguel Rio Branco, do Mario Cravo, e a realidade dos bregas, com mulheres fora do padrão de beleza, em um lugar escuro onde ao abrir a janela se vê a Bahia de Todos os Santos”, diz ainda.

Antes mesmo de ser definido o curador para a mostra em Nova York, Kitamura já dialogava com Rio Branco a respeito de suas fotos. “Meu trabalho é mais suave; o dele é mais pesado e crítico. Na seleção das imagens para essa exposição, ele escolheu as que mais se distanciavam de sua própria obra”, conta o fotógrafo.

Nas fotografias dos bordéis, a pouca luz destaca o corpo castigado e as marcas nas paredes mostram a passagem do tempo representando o clima de nostalgia e sensualidade, evidenciando um lado distante do luxo de uma cidade turística.

“Estas imagens se tornam passagem de tempo, imateriais, fora de qualquer época”, diz Miguel Rio Branco. “O interessante na criação, na arte, fica na individualidade reafirmada de cada um. Isto está cada vez mais difícil em um mundo dominado por propaganda, publicidade, marketing”

Serviço:

Hidra
Fotografias de Hirosuke Kitamura

Abertura: 07 de agosto de 2012, terça-feira, às 19h
Período: 08 de agosto a 15 de setembro 2012
Local: Fauna Galeria – www.faunagaleria.com.br
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470
Telefone: 11 3668 6572
Horário: terça a sexta das 14h às 19h, sábado das 11h às 17h