segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Photoshop x Lightroom! Qual usar?

setembro 17, 2012 | por Tati Biscuit

Olá pessoal, estou muito feliz por estar estreando aqui no Resumo Fotográfico, e muito agradecida pelo convite do Cid.

Vou colaborar com o site escrevendo artigos sobre os softwares Photoshop e Lightroom. Para começar vou esclarecer a diferença entre esses dois grandes ajudantes de nossas fotografias. Sim, eu sou totalmente a favor da edição quando ela respeita o equilíbrio entre realidade e expectativa . É necessário ter bom senso, não exagere. E, claro, se você fotografa em raw, vai precisar do ACR (Adobe Camera Raw) ou do Lightroom...

Existe mesmo diferença entre Lightroom e Photoshop?

A resposta é sim, e é bem grande a diferença entre os dois. São dois aplicativos com objetivos distintos. O photoshop foi criado para editar imagens, ele permite um alto nível de processamento e controle do tratamento. Uso o photoshop há pelo menos 8 anos e pra mim não há queixas, exceto que como é um programa que trabalha diretamente nos pixels o resultado final tem perda de qualidade. Quanto mais necessidade de tratamento mais perda de informação no resultado. Se for tratamento leve perde pouca qualidade, mas perde do mesmo jeito. Se você precisar mexer em um arquivo que você já tratou anteriormente no Photoshop, vai continuar perdendo mais informações. Mas de um modo geral, eu amo o Photoshop e não sei viver sem ele (rsrsrsrsrs)!!!!


Junto ao Photoshop nós temos o Adobe Bridge (gerenciamento de arquivos) e o Adobe Camera Raw (tratamento de imagens em formato Raw). Dentre várias funções do Adobe Bridge, uma delas, a partir da versão CS4 é a WebGallery (falarei sobre essa opção mais detalhadamente em um dos próximos artigos), antes do CS4 essa opção encontrava-se dentro do próprio Photoshop e era mais limitada.


O Lightroom, é uma "espécie de fusão" entre o Adobe Bridge e o ACR (mais que isso, na verdade), sendo especificamente voltado para fotógrafos. Você organiza as suas fotos, processa os arquivos para impressão e também para web, podendo publicar em diversos endereços (flickr, facebook, photobucket, etc), pode criar uma Galeria de Imagens para publicar na Web, assim como no Adobe Bridge CS4 em diante. Temos ainda a geotagging do módulo Mapa, pode também editar e criar seu álbum livro fotográfico, editar vídeos e claro, como sempre fazer os ajustes finos nas suas imagens, podendo aplicar o ajuste em lote. Aqui você não perde qualidade de imagem, pode editar quantas vezes quiser a mesma imagem e a qualidade dela será preservada, pois os ajustes não acontecem diretamente na imagem.


Para quem fotografa em Raw e conhece o ACR não vai encontrar dificuldades com o Lightroom pois os dois se comparam quanto à maneira de edição das imagens. De um modo geral eu também amo o Lightroom e também não sei viver sem ele (rsrsrsrsrs)!!!!

Qual é o melhor? Aquele sobre o qual você tem conhecimento e sabe trabalhar suas imagens nele. Não adianta ter a última versão do aplicativo tão comentado e amado por muitos se você não souber trabalhar nele. Experimente, veja qual deles você se adapta melhor. Ou, melhor ainda, se for possível, use os dois.

É isso aí pessoal. Espero que tenha sido útil e nos encontramos na próxima semana. Enviem sugestões para os próximos artigos, comentem, compartilhem nas redes sociais e divulguem!

Até lá!!!