sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como trocar o céu de uma foto com o Photoshop

novembro 30, 2012 | por Tati Biscuit

Olá pessoal, estive ausente do Resumo por motivos de trabalho, mas já estou de volta. Hoje, vou mostrar como trocar o céu de uma imagem no photoshop, de forma simples e rápida. Muitas vezes na hora de fotometrar, você precisa optar se fotometra o céu ou a paisagem. Levando em conta a situação específica do momento em que a foto é realizada, quando escolhemos fotometrar a paisagem o nosso céu fica branco. No momento da foto você pode optar por fazer duas fotos, uma fotometrada no céu e outra fotometrada na paisagem. É aí que você pode trabalhar a imagem numa pós produção para deixá-la mais interessante.

Este trabalho pode ser realizado em qualquer versão do Photoshop.

Para este tutorial, nós precisamos de uma imagem que você queira trocar o céu e outra imagem de um céu para ser o substituto. No meu caso vou usar estas duas imagens, que não foram feitas no mesmo dia nem no mesmo lugar.



Primeiro, nós vamos selecionar o céu da imagem que terá o céu substituído. Para isso, vamos em Window/Janela > Channels/Canais e clique em cada canal (Red/Vermelho - Green/Verde - Blue/Azul) para analisar qual dos canais oferece mais contraste na imagem. Normalmente, o canal é o Blue/Azul.

Depois de escolhido o canal de maior contraste nós vamos duplicar este canal, arrastando para o ícone de New Channels/Novo Canal que fica no rodapé da janela de canais. Assim criamos uma cópia do canal escolhido para regular conforme nossa necessidade.

Vamos fazer com que a cópia do canal fique totalmente branco no céu e todo o resto da imagem fique absolutamente preto. Para isso vamos em Image/Imagem > Adjustments/Ajustes > Levels/Níveis. Em seguida, na janela que se abriu, clique no Black Eyedropper / Conta-gotas Preto e clique numa área da imagem que seja originalmente escura. Depois com o White Eyedropper / Conta-gotas Branco clique numa área branca da imagem.

Faça ajustes finos com a ferramenta Brush/Pincel pintando de preto ou branco as áreas da imagem que não ficaram perfeitinhas. Mude para o modo do pincel para Overlay/Sobrepor para realizar a tarefa com maior perfeição. Como a imagem tem contornos bem definidos você pode usar o Brush/Pincel com a extremidade em 100% de dureza.



Agora vamos criar a seleção do Canal Cópia, apertando Ctrl e clicando sobre o nome do canal. A seleção está criada. Clique agora no Channel/Canal RGB. Escolha Select/Selecionar > Feather/Difusão e escolha 1 ou 2 dependendo da resolução do seu arquivo.



Agora, vá para a imagem do céu que você vai usar para substituir o céu original. Vá em Select/Selecionar > All/Tudo e depois em Edit/Editar > Copy/Copiar. Volte para a imagem onde será inserido o novo céu.




Vá em Edit/Editar> Paste Into/Colar Em. O novo céu será colado dentro da seleção que havíamos criado gerando uma máscara desta seleção. Basta agora você reposicionar o novo céu dentro da imagem até que fique de um modo que lhe agrade, para isto use a ferramenta Move/Mover.




Ajuste o novo céu para torná-lo menos intenso e mais natural dentro do novo contexto da imagem onde ele foi inserido. Para isso, vá em Image/Imagem > Adjustments/Ajustes > Levels/Níveis. Em Output Levels/Níveis de Saída mova a setinha do lado preto da linha ajustando o céu até que fique adequado à imagem.


Veja o resultado:


Veja o mesmo trabalho feito em outra imagem.





É isso aí pessoal. Espero que tenha sido útil e nos encontramos no próximo artigo. Comentem e compartilhem! Até lá!!!