sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dicas para evitar cursos de fotografia online fraudulentos

novembro 16, 2012 | por Cid Costa Neto

Na semana passada publiquei a denúncia de um suposto curso de fotografia online que violava direitos autorais e de uso de imagem, vendendo apostilas com textos produzidos por diversos profissionais, sem consentimento dos mesmos e ainda por cima, que se encontravam gratuitamente na internet. Para tentar evitar que mais pessoas sejam enganadas por esse tipo de esquema, reuni algumas dicas para os aspirantes a fotógrafos:
Quem é o autor? Desconfie sempre que o autor do curso e/ou material didático não for claramente indicado. É importante que se tenha um breve currículo apresentando o profissional, afinal de contas, não é qualquer pessoa que está gabaritada a ensinar.

Indicação. Procure recomendações diretas de pessoas que você conhece. Depoimentos falsos são facilmente criados nos sites do cursos ou em suas redes sociais.

Reputação: Verifique em sites como o Reclame Aqui e Clique Denuncie se o curso não tem muitas reclamações.

Preço. Criar um curso ou material didático de fotografia, por mais que se queira ganhar no volume, é algo que exige certo investimento e por isso não costuma ser barato.

Pagamento: Caso o pagamento seja feito pela internet, dê preferencia a intermediários conhecidos como PagSeguro ou MercadoPago, que possuem sistemas de disputa e garantem o estorno do valor, caso o comprador não receba o produto ou serviço.

Propaganda. Anúncios em sites especializados de fotografia não são garantia de qualidade. Muitos blogs e sites aceitam qualquer publicidade paga, sem fazer avaliação do produto ou serviço.

Certificado. Não se iluda com a promessa de ganhar um certificado. Além de não ter valia alguma, de que adianta ter um certificado de um curso meia-boca que não é reconhecido no meio?

Compartilhe e ajude a evitar que leigos caiam nesse tipo de golpe.

Publicado em: