sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dicas para evitar cursos de fotografia online fraudulentos

Na semana passada publiquei a denúncia de um suposto curso de fotografia online que violava direitos autorais e de uso de imagem, vendendo apostilas com textos produzidos por diversos profissionais, sem consentimento dos mesmos e ainda por cima, que se encontravam gratuitamente na internet. Para tentar evitar que mais pessoas sejam enganadas por esse tipo de esquema, reuni algumas dicas para os aspirantes a fotógrafos:

Quem é o autor? Desconfie sempre que o autor do curso e/ou material didático não for claramente indicado. É importante que se tenha um breve currículo apresentando o profissional, afinal de contas, não é qualquer pessoa que está gabaritada a ensinar.

Indicação. Procure recomendações diretas de pessoas que você conhece. Depoimentos falsos são facilmente criados nos sites do cursos ou em suas redes sociais.

Reputação: Verifique em sites como o Reclame Aqui e Clique Denuncie se o curso não tem muitas reclamações.

Preço. Criar um curso ou material didático de fotografia, por mais que se queira ganhar no volume, é algo que exige certo investimento e por isso não costuma ser barato.

Pagamento: Caso o pagamento seja feito pela internet, dê preferencia a intermediários conhecidos como PagSeguro ou MercadoPago, que possuem sistemas de disputa e garantem o estorno do valor, caso o comprador não receba o produto ou serviço.

Propaganda. Anúncios em sites especializados de fotografia não são garantia de qualidade. Muitos blogs e sites aceitam qualquer publicidade paga, sem fazer avaliação do produto ou serviço.

Certificado. Não se iluda com a promessa de ganhar um certificado. Além de não ter valia alguma, de que adianta ter um certificado de um curso meia-boca que não é reconhecido no meio?

Compartilhe e ajude a evitar que leigos caiam nesse tipo de golpe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

4 comentários:

  1. Muito interessante. Vi esse artigo no blog de da Escola Focus e no mesmo blog é possível achar vários artigos plagiados ou copiados de outros lugares. Tive um texto sobre compra coletiva que foi plagiado por ele. Tem um texto sobre Direito de uso da imagem onde somente o primeiro parágrafo foi escrito por eles, o restante é cópia total de um artigo do STJ. Então acho que é um bom exemplo de escola a ser evitada se formos considerar essas dicas.

    ResponderExcluir
  2. É importante esclarecer que a Focus Escola de Fotografia tem mais de 40 anos de mercado, formando os melhores profissionais e que o certificado de seus cursos presenciais ou online, possibilitam ao aluno a tirar seu registro Mtb de fotógrafo profissional, junto ao Ministério do Trabalho. Para mais informações visite: http://focusfoto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com casos fraudulentos! Encontramos este processo EMBDECCV 628463701 PR 0628463-7/01, de autoria de Oziel Reichelt, que moveu contra a Sociedade Evangélica Beneficiente de Curitiba. Os desembargadores da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná negaram provimento ao recurso, nos termos da fundamentação,por se tratar de caso típico de fraude. Pedimos todo o cuidado em contratar esse e outros tipos de fotógrafos, que por não possuírem Mtb , ficam aplicando golpes na praça. Contrate sempre profissional regulamentado!

      Excluir
    2. A pessoa se apresenta como anônimo e ainda me calunia. Tenho todas as provas contra a Escola Focus e terão que responder juridicamente pelas acusações falsas, inclusive estão fazendo falsas afirmações pois os textos dos processos não afirmam o que eles estão me acusando. Estão me acusando de fraude, isso é sério e terão que provar onde está isso no processo. Processei a SEB por falta de créditos nas fotos e fui atendido até no STJ. Embargos de declaração se referem ao pedido da SEB para reduzir a indenização e que não foram atendidos, assim como questionavam os honorários dos advogados. Basta ler os processos por completo para ver que venci a ação por danos morais pela falta de crédito.

      Excluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil