segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Exposição "Impressão?"

novembro 26, 2012 | por Resumo Fotográfico

Foto da série "Klein - Klein, love and politics" de Gal Oppido (Reprodução)
A galeria Lume Photos, de São Paulo, encerra sua agenda de exposições de 2012 com a mostra "Impressão?", coletiva de fotografias que trazem em comum temas enraizados na cultura nacional e na visão do país que se tem no exterior, tais como futebol, Carnaval, festas, índios e o Rio de Janeiro. Participam da mostra Alexandre Urch, Alessandro Ruaro, Guta Galli, Gabriel Matarazzo, Gal Oppido, Helena de Castro, Iatã Cannabrava, João Sal e José Dias Herrera. 

De acordo com Paulo Kassab Jr., curador de Impressão?, a exposição busca a relação entre o fato e o estereótipo. “De onde surgiu essa imagem do brasileiro e como foi constituída a identidade de um povo caracterizado pela miscigenação?”, questiona. 

A mostra não tem a intenção de responder a nenhuma pergunta a respeito da formação da imagem que o Brasil faz de si mesmo e nem da que se constrói miticamente a seu respeito em outras partes do globo terrestre. É fato que o Brasil é o país do samba, do futebol e do Carnaval. Há infinitamente mais do que isso, é claro. Mas, afinal, o que seria de nosso país sem esses elementos, já aglutinados ao nosso DNA?

Essa diversidade está literalmente presente na genética de nosso povo. “Os brasileiros refletem as ascendências de seus bisavôs. O restaurante de sushi, o árabe da esquina, as pizzarias do Bixiga, o arroz e feijão do dia a dia, tudo faz parte da mesma identidade, chamada Brasil”, conforme define o curador. 

Impressão? exibe paisagens e situações tão presentes no cotidiano brasileiro que muitas vezes nos passam despercebidas. É através do olhar artístico que os fotógrafos que fazem parte da coletiva, cada um com sua técnica e inspiração, oferecem uma nova ótica sobre esses temas, tirando-os do corriqueiro e elevando-os a obras, que nos permitem contemplar e repensar o modo como enxergamos e experimentamos o lugar onde vivemos. 

SERVIÇO

Exposição Impressão? – Alexandre Urch, Alessandro Ruaro, Guta Galli, Gabriel Matarazzo, Gal Oppido, Helena de Castro, Iatã Cannabrava, João Sal e José Dias Herrera

Abertura: 27 de novembro, terça-feira, às 19h30
Período: 28 de novembro a 22 de dezembro de 2012
Local: Lume Photos, Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Horário segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h (com agendamento)
Tel.: (11) 3704.6268 – visitas agendadas

Balady Comunicação