domingo, 4 de novembro de 2012

Fotógrafo tem equipamento furtado durante SPFW

novembro 04, 2012 | por Resumo Fotográfico

Na última quarta-feira (31), o fotógrafo Yasuyoshi Chiba, da agência AFP, teve seus equipamentos de fotografia (uma câmera Nikon D800 e uma lente 24-70mm) furtados durante a cobertura do SPFW - São Paulo Fashion Week. O fato ocorreu dentro da sala de imprensa do evento.
"Eu estava sentado, virei por dez minutos para olhar as fotos no computador de uma colega que estava ao meu lado e, quando vi, a câmera tinha sumido." - disse Yasuyoshi à Folha de São Paulo.
O fotografo afirmou ainda que procurou os seguranças do evento, mas estes teriam dito que não poderiam revistar as pessoas, nem chamar a polícia.

Em solidariedade ao coléga, outros fotógrafos manifestaram-de contra a organização do evento, gritando "São Paulo Furto Week! São Paulo Furto Week!" longo na abertura do desfile do estilista Alexandre Herchcovitch. Alguns fotógrafos relataram casos de furto em edições anteriores do SPFW e classificaram o evento como perigoso para os profissionais da área.

 A organização manifestou-se dizendo que não se responsabiliza pelo furto e que espalha cartazes pela sala de imprensa e pelas paredes do evento, pedindo que cada profissional tome conta dos seus pertences. O fotógrafo afirmou que registraria um boletim de ocorrência contra a organização.

Fotógrafos protestam contra o furto no pit do desfile. (Reprodução/Portal Terra)
Fontes: Portal Terra e Folha de São Paulo