segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Maureen Bisilliat lança livro com registros de sua carreira

novembro 12, 2012 | por Resumo Fotográfico

Maureen Bisilliat lança, pela editora Terra Virgem, o livro “Maureen Bisilliat”, contendo 50 imagens registradas ao longo de sua trajetória fotográfica, cujas origens remontam a cópias manuseadas pela autora há décadas, entre fotografias em branco e preto, colorizadas, tonalizadas, alteradas, interferidas e guardadas. Essas obras são reproduzidas da maneira em que foram encontradas: ampliações dobradas, amassadas, manchadas, metamorfoseadas pelo esquecimento. O lançamento acontece no dia 13 de novembro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. 

A seleção de imagens que compõem a publicação obedece a uma metodologia básica e intuitiva, que permitiu criar um fluxo abrangente, atemporal e descompromissado, das cronologias que Bisilliat estabeleceu em seus projetos.

O projeto do livro de Bisilliat, que começou a ser idealizado em conversas entre a fotógrafa e Linsker na edição de 2010 do festival Paraty em Foco, reafirma o já conhecido talento da artista em suas páginas. “Nele, praticamente tudo é sangrado para poder, assim, ocupar os espaços restritos, para alargar a história que cada imagem carrega”, diz ainda o editor. 

“Maureen Bisiliat” apresenta fotografias já conhecidas do público, marcantes na carreira da fotógrafa, além de imagens inéditas. Na escolha dos trabalhos que o compõem “é o retrato a matéria-prima que se impõe no decorrer das páginas; neles, Maureen acolhe olhares ora densos, ora lânguidos, nunca isentos”, confessa Linsker. O livro faz parte da coleção “Fotógrafos Viajantes”, da Terra Virgem, da qual já foram lançados números de Pierre Verger, Cássio Vasconcellos, Pedro Martinelli e Loren McIntyre.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Maureen Bisilliat” 
Data: 13 de novembro de 2012 – terça-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073, Consolação – São Paulo
Informações: (11) 3170-4033

Balady Comunicação