domingo, 25 de novembro de 2012

O fotógrafo que desejou suas modelos

novembro 25, 2012 | por Natália Nunes

Raquel Welch, Los Angeles, 1970

"Eu vi, dormi e fotografei mais mulheres bonitas do que você já teve jantares quentes.

A frase acima (em tradução livre) foi dita pelo fotógrafo britânico Terry O'Neill, logo no início de uma entrevista que concedida em abril desse ano para o jornal The Telegraph. Ele, que fotografou as grandes beldades do cinema como Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Ava Gardner e Brigitte Bardot garante, entretanto, que não se envolveu com as estrelas que fotografou, embora sensualidade e certo jogo de sedução modelo-fotógrafo seja marca registrada de seus retratos femininos.

Terry, que foi casado com a atriz Faye Dunaway, diz que fotografa apenas mulheres que lhe despertem  fantasias, razão pela qual não fotografa as atrizes da atualidade, segundo ele há uma espécie de suavidade generalizada nos rostos das mulheres e dos homens de Hollywood hoje em dia, o que os torna, em sua opinião, pouco desejáveis. Aos 73 anos, O'Neill raramente aceita trabalhos e se dispõe a fotografar apenas "amigos".

Já no final da entrevista, ele faz outro comentário interessante:
Sabe o que sempre me surpreendeu? Nenhuma dessas mulheres lindas que eu fotografei se achavam bonitas. Ava não se achava. Marilyn também não. Nem Michelle Pfeiffer. Quanto desperdício. (Tradução Livre)
A entrevista completa de Terry O'Neill pode ser lida na página do jornal The Telegraph.