sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O olhar de cada um

Cristina Schleder
Arte Aplicada encerra o calendário de exposições de 2012 com O olhar de cada um, exibindo fotografias de Cristina Schleder, Jaques Faing, Marcos Magaldi e Suzana Boccacino. A exposição é composta por 20 obras, selecionadas pelo olhar minucioso da marchande e curadora Sabina de Libman, que faz de temas díspares uma unidade. O conceito da mostra é plenamente exposto nas palavras precisas de Edla van Steen: “Artistas da fotografia compõem esta exposição na Galeria Arte Aplicada e registram não apenas o olhar de cada um dos fotógrafos mas, também, o de Sabina de Libman, sua sensível marchande. Cada foto uma obra de arte”.

O olhar de cada não é uma coletiva de acordo com os padrões tradicionais; são quatro pequenas mostras individuais, que embora não dialoguem entre si por meio das temáticas abordadas, destacam a técnica de cada profissional em um mesmo suporte.

Cristina Schleder, com sua série “Janelas”, faz uso da intensidade ou quase ausência da luz do sol, somadas a efeitos de luz e sombra, como elemento invisível, mas perceptível na produção de suas obras. A artista, nesses trabalhos, registra “pinceladas” encontradas na natureza, mais especificamente em seus elementos botânicos.

Já em “Suave Rio”, de Jaques Fang, as imagens são conexões com a percepção racional e sensorial do tempo. As fotografias distanciadas, tiradas de dentro de um avião, refletem a relação afetiva do artista com a Cidade Maravilhosa, numa busca por recordações vagas, quase apagadas, como muitas vezes nos aparecem em memórias ou mesmo em sonhos.

Em “Admirações”, por sua vez, Marcos Magaldi exibe seu tributo pessoal aos mármores de Lord Elgin, que estão no Museu Britânico. “São de uma beleza impressionante”, comenta o fotógrafo. A série, com retratos de esculturas, todas sem cabeça, conduz o espectador para o museu, internalizando-lhe o impacto causado pela visão dessas obras tridimensionais.

“Cidades”, de Suzana Boccacino sai em busca de imagens que lhe apaixonam o olhar: cenas, paisagens, ruas, pessoas, becos e praças, peculiares a cada local. Para essa série a fotógrafa caminhou a procura de realidades desejadas, que, uma vez encontradas, foram capturadas por sua câmera, preservadas e finalmente materializadas.

O olhar de cada um brinda a infinidade de opções criativas dentro da fotografia, exibindo obras de artistas que trabalham técnicas e temas diversos. Essa paleta de direções e possibilidades e os espaços que se apresentam para ainda serem explorados são marcas dos dias atuais. A exposição prova que “a fotografia é a linguagem do nosso tempo”, nas palavras de Sabina de Libman.

SERVIÇO

Exposição O olhar de cada um – Cristina Schleder, Jaques Faing, Marcos Magaldi e Suzana Boccacino
Curadoria Sabina de Libman

Abertura: 5 de novembro(segunda-feira) às 17h
Período: 6 a 17 de novembro de 2012
Local: Galeria Arte Aplicada, Rua Haddock Lobo, 1406 – Jardim Paulista – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3064-4725
Horário: Segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 10h às 14h

Balady Comunicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil