terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Cartões de memória de 256 gigabytes

dezembro 25, 2012 | por Rodrigo Jordy

Algumas das principais fabricantes de cartões de memória já vem investindo em cartões SDHC e Compact Flash de altíssima capacidade. Os exemplos que irei usar são o SDHC da Lexar e o Compact Flash da Delkin, ambos ainda difíceis de encontrar mesmo no exterior pois foram recém-lançados ou ainda estão em fase de pré-venda.

SDHC Lexar 256gb/Divulgação
O SDHC da Lexar é de classe 10 (como não poderia deixar de ser) e utiliza a tecnologia UHS-I que garante velocidade de leitura de 60 MB/s e gravação de 20 MB/s usando a nomenclatura comercial de 400x. Só para efeito de comparação, uso um SDHC Kingston Ultimate também classe 10 mas a velocidade  é de 100x, ou seja, 4x menos. O preço deste super cartão de meória da Lexar? 400 dólares.
CF Delkin 256gb/B&H
O Compact Flash da Delkin é ainda mais espetacular pois sua velocidade de leitura chega a 150MB/s e de gravação a 80 MB/s e utiliza a tecnologia UDMA7 que é atualmente a mais rápida categoria dos Compact Flash. Este é uma mídia de armazenamento mais usada em câmeras de uso profissional, é considerada mais segura e, por isso mesmo, é mais cara. Este cartão está em pré-venda por míseros 1000 dólares.