quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Porque as cores das fotos ficam tão diferentes na internet?

dezembro 13, 2012 | por Cid Costa Neto

A fotografia sempre teve como base de seus conceitos as leis da Física, porém, sempre atrelada a outra área da Ciência: a Química. A partir da era digital, o meio eletrônico tomou esse lugar, exigindo que os fotógrafos passassem a dominar essa nova área eletrônica, traduzindo seus conhecimentos através da informática.

Por mais que alguns fotógrafos inciantes (ou nem tão iniciantes assim) tenham o domínio de seu equipamento e registrem belas fotos, muitos desconhecem o processo que a imagem sofre digitalmente. Muitas vezes, pequenos detalhes podem ter grande influência no resultado final pelo qual a imagem chega até o fruidor, seja através do meio digital ou impresso.

Uma dúvida recorrente que tenho percebido entre alguns fotógrafos é: Porque as cores das fotos ficam tão diferentes quando são carregadas para a internet? A resposta é relativamente simples: Alguns meios digitais utilizam espaço de cor diferentes daquele em que a foto foi concebida. Entender essas diferenças é crucial para criar um portfólio online no MangoMatter, por exemplo.

Mas o que é espaço de cor?

Adobe RGB x sRGB (Fonte: Hypernova)
O sistemas de cor é um modelo abstrato matemático para formalizar a descrição de cores através uma seqüência ordenada de números. No sistema RGB (red, green, blue), o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores.

Dentro desse sistema ou modelo de cores, há vários espaços de cores com diferentes gamas, como por exemplo o Adobe RGB, sRGB, Apple RGB, entre outros.

É muito comum que algumas câmeras venham ajustadas para o espaço de cores Adobe RGB, enquanto os navegadores usam como padrão o espaço sRGB. O espaço criado pela Adobe é mais rico e possui uma gama de cores maior, por isso, quando convertido para sRGB, que tem um espectro menor, perde-se qualidade.

Na imagem abaixo, é possivel ver uma captura de tela que mostra a comparação da renderização de cores do Firefox 2.0 para sRGB e Adobe RGB.

Reprodução/Flickr

Como resolver

Para quem trabalha com RAW, o espaço de cor será determinado no momento de conversão da foto e por isso, a configuração da câmera no momento da foto não terá influência

Para quem ainda fotografar em JPG, uma solução simples pode ser ajustar a câmera para trabalhar em sRGB. Essa maneira de trabalhar nivelando as cores por baixo vai resolver o problema da diferença de leitura dos dispositvos para internet. Essa solução, no entanto, vai limitar a gama de cores caso seja necessário dar uma saída mais rica e, portanto, pode ser mais eficiente fotografar em AdobeRGB e posteriormente converter para sRGB.