sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

As verdadeiras ferramentas do fotógrafo

janeiro 11, 2013 | por Cid Costa Neto

Loredana Bejerita
Costumo dizer que as verdadeiras ferramentas do fotógrafo não são a câmera e a lente, mas sim seus olhos. Aprenda a ver e estará apto a fazer boas fotos. Não basta apenas aprender a técnica. Essa é a parte fácil (embora alguns apresentem certa resistência a isso). Para aprender a olhar, sugiro que se faça uma pesquisa iconografica sobre os diversos tipos de fotografia e observe nelas as composições e iluminação utilizadas.

No início a cópia é natural. Afinal de contas, todo ser humano, desde que é ainda um bebê, aprende através da mimesis. Não sinta vergonha disso, mas tenha consciência de que se trata apenas de um aprendizado. Quando tiver consolidado seus próprios conceitos e adquirido conhecimentos técnicos suficientes, terá de largar as muletas e criar sozinho.

Saiba receber criticas e saiba criticar a sí próprio. Se você tem desejo de alcançar um certo nível de refinamento, não se contente com menos. Questione-se: "Porque não ficou tão bom quanto eu gostaria? Como posso melhorar?". Crie paralelos entre o seu trabalho e aquela obra que admira, procurando criar um senso crítico em relação ao próprio trabalho. Mas saiba reconhecer também o seu acerto, mesmo que seja um pequeno passo. Pois ao fim de uma longa jornada, cada pequeno passo tem sua importância.

Texto publicado originalmente em Outubro de 2010 no meu blog pessoal
e republicado na edição número 6 da revista FVC, em Fevereiro de 2012.