quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Como improvisar um cabo disparador

janeiro 03, 2013 | por Resumo Fotográfico

O funcionamento de um cabo disparador para câmera é algo realmente muito simples. Se você precisa fazer o disparo remoto do obturador mas não quer gastar muito (ou quase nada), ou ainda, se o seu controle remoto estragou logo antes de uma sessão, esta dica vai ser muito útil.

Um usuário do site Instructables - rede social voltada para a publicação de tutoriais feitos por seus integrantes - postou uma alternativa incrivelmente simples: tudo que você precisa é de um cabo 2,5mm macho-macho, o anel de lacre de uma lata de refrigerante e um alicate.



1. Remova o anel do lacre de uma lata de cerveja ou refrigerante (É importante que o lacre seja retirado por completo da latinha, pois o pequeno anel interior será utilizado). Com a ajuda de um alicate, dobre o anel do lacre em um ângulo de 90°.

  

2. Coloque uma das pontas do cabo 2,5mm através do orifício do anel, envolvendo a faixa de metal ao redor da ponta do conector.


3.  Ligue a outra extremidade do cabo na sua DSLR e pronto. Basta tocar a parte superior do anel na ponta do conector para efetuar o disparo.


O disparador foi testado apenas em uma Canon T4i (650D), mas a princípio deve funcionar normalmente para qualquer câmera. A melhor maneira de fazer isso seria cortando uma das extremidades do cabo e anexando um interruptor para as conexões abertas, mas segundo o autor, a ideia era mostrar como é possível trabalhar com recursos simples em caso de uma emergência.

Fonte: Instructables (via Portal Photos)
Publicado em: