sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Restaurantes de NY proíbem clientes de fotografar pratos

Reprodução/Instagram
Segundo reportagem do jornal The New York Times, alguns restaurantes da cidade de Nova York estão proibindo seus clientes de fotografarem seus pratos. De acordo com os chefs e donos, essa prática, de fotografar os pratos e distribuir as imagens na rede - que se popularizou fortemente, principalmente graças ao Instagram - distrai as pessoas e atrapalha a degustação.

"Algumas pessoas são arrogantes sobre isso e não entendem a razão dessa proibição. Tentamos explicar que nosso desejo é que os clientes se reúnam ao redor de uma mesa para apreciar uma refeição. Eles pagam muito por isso. Essa prática se tornou uma distração até mesmo para os chefs." - explica Moe Issa, dona do restaurante The Chef's Table, no Brooklyn.

A política de proibição varia de lugar para lugar. Em alguns estabelecimentos, é permitido fotografar a comida, desde que não seja usado flash. Mas seja como for, uma coisa é certa: Fotógrafo algum, seja hobbysta ou profissional, gosta de ser proibido de exercer sua atividade. Estando em um local particular, no entanto, é preciso admitir que não se trata mais de um direito livre, caindo sobre o proprietário as normas de conduta do lugar.

Sem dúvida é uma norma polêmica. E aí, qual a sua opinião sobre a proibição?

Fonte: Veja

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

4 comentários:

  1. Acho válida, tendo em conta que os restaurantes são espaços privados (desconsiderando, claro, os que pões mesas e cadeiras na calçada). Meio agressivo, mas válido.

    Se dará certo ou não, a clientela de cada estabelecimento é que vai dar a resposta deixando ou não de ir neles. Se der, OK; se não der, na certa vão trocar por uma recomendação, algo mais brando.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho legal a pessoa fotografar e mostrar. É uma forma de propaganda gratuita.

    Concordo em evitar o flash, pois pode incomodar as outras pessoas por volta.

    Acho que eu colocaria um cartaz assim:

    "
    Pode fotografar a comida, mas se divulgar, por favor, divulgue também o nosso nome e endereço, para que seus amigos possam apreciar no futuro os nossos pratos.

    Pedimos que não use flash, pois incomoda as outras pessoas.
    "

    ResponderExcluir
  3. as pessoas estao com esse habito imbecil de darem mais importancia a mostrar o que estao fazendo pras outras pessoas nas redes sociais do quem viverem e aproveitarem suas proprias vidas...

    isso ja virou uma epidemia... nos shows, restaurantes, baladas, almoços de familia...

    eh uma questao bem mais preocupante do que o simples habito de proibirem ou nao fotografar...

    tem a ver com o convivio social (ou a falta dele), que esta perdendo espaço pro convivio virtual...

    e realmente, mutias vezes essa galera sem noçao que sai fotografando tudo, se esquece que pode estar atrapalhando o outro com o flash ou mesmo sem utiliza-lo....tampando as pessoas de trás, que estao tentando assistir o show por exemplo...

    ResponderExcluir
  4. concordo.....não custa nada pedir se pode fotografar,,,ainda mais em espaço 'privado'! De qualquer maneira, seja amador ou profissional, deverá sempre, pedir a respetiva autorização do proprietário; fica bem para que pede e, melhor para o dono do espaço, que vê que eestá a ser respeitado; é a minha opinião como fotógrafo profissional!

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil