sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Restaurantes de NY proíbem clientes de fotografar pratos

janeiro 25, 2013 | por Resumo Fotográfico

Reprodução/Instagram
Segundo reportagem do jornal The New York Times, alguns restaurantes da cidade de Nova York estão proibindo seus clientes de fotografarem seus pratos. De acordo com os chefs e donos, essa prática, de fotografar os pratos e distribuir as imagens na rede - que se popularizou fortemente, principalmente graças ao Instagram - distrai as pessoas e atrapalha a degustação.

"Algumas pessoas são arrogantes sobre isso e não entendem a razão dessa proibição. Tentamos explicar que nosso desejo é que os clientes se reúnam ao redor de uma mesa para apreciar uma refeição. Eles pagam muito por isso. Essa prática se tornou uma distração até mesmo para os chefs." - explica Moe Issa, dona do restaurante The Chef's Table, no Brooklyn.

A política de proibição varia de lugar para lugar. Em alguns estabelecimentos, é permitido fotografar a comida, desde que não seja usado flash. Mas seja como for, uma coisa é certa: Fotógrafo algum, seja hobbysta ou profissional, gosta de ser proibido de exercer sua atividade. Estando em um local particular, no entanto, é preciso admitir que não se trata mais de um direito livre, caindo sobre o proprietário as normas de conduta do lugar.

Sem dúvida é uma norma polêmica. E aí, qual a sua opinião sobre a proibição?

Fonte: Veja