quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salvando presets no Lightroom

janeiro 24, 2013 | por Tati Biscuit

Como prometido no artigo anterior, vamos salvar os ajustes que fizemos para obter uma tonalidade vintage. É muito simples e útil para aqueles efeitos que você mesmo cria e acha maravilhoso, mas não salva como Preset e depois quando quer usar outra vez tem que começar do zero os seus ajustes. Cada vez que você criar um efeito que você goste, salve como Preset. Em algum momento você vai querer usar denovo. Vamos lá!

No painel que fica à esquerda no Lightroom procure pelo Painel Predefinições. Abra este painel clicando na setinha que aparece bem ao lado do nome Predefinição. Depois do painel aberto clique com o botão direito do mouse numa área cinza e escolha a opção Nova Pasta. Assim você vai manter seus Presets organizados.


Na janela que vai abrir você escolhe um nome para a pasta onde você vai salvar os Presets que você criar.



Clique em Criar e observe que ela foi adicionada ao painel.



Agora vamos salvar o Preset dentro desta pasta. Clique no sinal positivo (+) que fica no topo deste painel. 


Observe que agora abriu uma nova janela onde você irá definir o nome do seu Preset (use um nome que facilitará a identificação posteriormente) - escolher a pasta onde ele ficará salvo e no rodapé clique em Marcar Tudo. 


Observe que no painel de Predefinições dentro da pasta que você criou aparece o Preset com o nome que você salvou, gerando uma lista. Cada vez que você salvar um novo preset dentro da mesma pasta ela vai aparecendo ali.


Para aplicar o preset em outra imagem é simples. Importe a imagem, vá até a aba de Revelação, procure pelo seu Preset e clique no nome dele. Simples assim!

O mesmo efeito em uma foto bem diferente.