segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sebastião Salgado: Fotografia comprometida

janeiro 21, 2013 | por Resumo Fotográfico

Reprodução
A Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte inaugura nesta terça-feira (22), a exposição “Sebastião Salgado: fotografia comprometida”, uma mostra itinerante que irá percorrer todos os Centros Culturais da FMC. Ao todo são dez imagens das séries “Trabalhadores”, “Terra” e “Êxodos”, cujas fotos originais pertencem ao acervo do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).

A mostra apresenta o olhar original de Sebastião Salgado sobre o cotidiano dos povos excluídos, a condição humana e as desigualdades sociais, temáticas que o consagraram como um dos melhores fotojornalistas da atualidade. Entre as imagens mais marcantes da exposição está a da menina sem-terra, Joceli Borges, cujo olhar triste foi eternizado pelas lentes de Sebastião e estampou o seu livro “Terra”, lançado em 1997.

A abertura da exposição acontece às 18h, no Centro Cultural Venda Nova. Seguindo o objetivo da FMC de descentralização da cultura em Belo Horizonte, ao longo do ano, todos os Centros Culturais receberão a exposição em programação ainda a ser divulgada.

Fonte: Portal PBH