sábado, 26 de janeiro de 2013

Sete dicas para transformar seu hobby em negócio


Olá Pessoal! Hoje vamos falar sobre fotografia e negócios! Afinal muitas pessoas pessoas gostam de fotografia, mas poucas gostam de contas, burocracia e afins não é mesmo? Vou tentar explicar hoje em passos simples, o que se deve fazer para deixar de lado o amadorismo e tentar ser um pouco mais profissional no que diz respeito a fotografia.

Se você já fotografa a um tempo, provavelmente já deve ter ouvido elogios de familiares ou amigos, dizendo coisas como: "Você fotografa muito bem!", ou, "Nossa, melhor que um profissional!", - E claro que em consequência disso, começam a aparecer os pedidos de: Fotografa o aniversário do meu filho? Ou, Você pode fazer o book da minha filhinha? Pois bem? Como agir? Quanto cobrar?

É nessa hora que o calo aperta, e são situações como essas que vão separar o fotografo amador do profissional, e podem transformar seu hobby, em algo rentável. Se você gosta de fotografia, e acha que pode ganhar dinheiro com isso, vá em frente mas se atente para pequenas coisas que podem atrair o afastar os clientes ao seu redor.

Passo 1: Defina um padrão

Antes de sair por aí cobrando 8 ou 80 pelo mesmo trabalho, defina um padrão, seu lucro tem de ser o mesmo independente da situação. Se colocar seu valor lá embaixo, com certeza terá mais trabalho, mas terá de cobrir muito mais eventos para conseguir um montante X de dinheiro. Por outro lado, cobrar demais, irá limitar seu público, reduzir o número de serviços, mas a consequência será mais resultado com menos trabalho.

Passo 2: Pesquise o mercado

Procure saber o preço dos seus concorrentes e, com base nos seus fornecedores, ache aquilo que mais vai agradar seus futuros clientes e mantenha assim. Não é sadio passar um valor ou outro de acordo com o volume de trabalho que tem. Lembre-se que não é justo tabelar seus valores de acordo com o carro que o cliente usa (por ex). Cobrar valores diferentes pelo mesmo tipo de trabalho e produto, pode ser prejudicial, principalmente porque seus clientes vem (em sua maioria) dos eventos que irá cobrir.

Passo 3: Trabalhe apenas com pessoas de confiança.

Ao fechar um pacote com um cliente, ofereça apenas serviços de pessoas que conheça e confie. Assistentes de fotografia, cinegrafistas, buffet, decoradoras, DJs, cerimonialistas, sempre estão relacionados uns aos outros, por isso, tenha certeza de estar indicando para o seu cliente o melhor possível.

Passo 4: Regularize-se

Abrir uma empresa está cada dia mais fácil. Hoje em dia pra quem quer apenas começar, existe o "Microempreendedor Individual" que te dá direito a um CNPJ, e com ele você conseguirá criar uma conta no banco, que poderá lhe dar créditos para investimentos ou facilidades como maquinas de cartão de crédito e boletos para cobrança.

Passo 5: Jamais gaste mais do que ganha

Fique atento as suas finanças, nunca misture as pessoais com as do seu pequeno negócio, anote tudo o que ganha e principalmente tudo o que gasta. Não seria nada legal deixar de entregar um material para um cliente que já pagou por isso, por conta de um deslize no final de semana em um shopping.

Passo 6: Pequenas empresas, grandes negócios

Não tenha medo de fechar grandes eventos, mesmo que seja iniciante. O problema não é o tamanho do evento e sim o "tamanho do seu olho". Se fechar uma grande cobertura sem ter equipamentos ou experiencia suficiente para tal, será um verdadeiro tiro no pé. Eventos acontecem apenas uma vez, tudo dentro dele acontece apenas uma vez, não há espaço pra erros, tenha certeza de estar preparado. Caso haja alguma dúvida, não feche. Antes dar um não para um cliente, do que ele falar mal de você para 100 ou 1000 pessoas.

Passo 7: Ter paciência

Não fique pelo cantos se lamentando, achando que ninguém nunca irá fechar nada com você. Nesse ramo, sua melhor propaganda são seus próprios clientes, atenda-os bem que assim eles não pensarão duas vezes antes de indicar você para um amigo ou vizinho. Cada detalhe conta, educação e boa vontade vêm de berço, ninguém irá lhe indicar se ficar tendo de correr atrás de você o evento todo, seja presente, dedique-se, assim subirá um degrau de cada vez.


Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!

Até a próxima e Boas fotos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil