segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como criar uma apresentaçao de slides no Lightroom

fevereiro 04, 2013 | por Tati Biscuit

Olá pessoal, neste artigo vou explicar como criar uma uma apresentaçao de slides no Lightroom. É um recurso interessante e bem simples de ser usado. Vale a pena explorar esta possibilidade do software.

Importe as fotos que você deseja criar o slide, pode ser de alguma coleção que você criou no Lightroom. Clique na aba Apresentação de Slides.


No painel à esquerda você tem o Painel Navegador de Modelos onde você pode escolher entre os modelos prontos do Lightroom (além de personalizar seus modelos /ver imagem/) e também as Coleções que você possui.


No painel à direita começa a diversão. Em Opções nós temos Zoom, Bordas e Sombras. Você define conforme sua preferência.


Em Layout você vai definir a área de apresentação das suas imagens. Você pode optar por mostrar guias de orientação e definir através dos sliders a área exata em que suas fotos irão se apresentar durante a exibição do vídeo.


No painel Sobreposições nós temos a opção de acrescentar marca dágua nas imagens enquanto elas se apresentam. Você adiciona sua marca seja através de texto ou imagem nas opções de Identidade Visual e Marca d'água. Na opção seguinte Estrelas de Avaliação, você define que somente as fotos classificadas serão apresentadas no slide que vc está criando, além de mostrar na imagem do slide quantas estrelas ela possui.




 Ainda, para adicionar uma marca em suas imagens durante a apresentação você pode usar a opção que fica na barra de ferramentas clicando em ABC abre-se uma caixa para você digitar o texto que aparecerá.


Em Tela de Fundo você pode definir o que aparecerá como plano de fundo do seu slide (lavagem de cores, imagem e cor sólida). Este painel é bastante simples, e observando a imagem nota-se que não se faz necessário maiores explicações.


No próximo painel, Títulos, você define como deseja a tela inicial da sua apresentação e a tela final.


Para finalizar temos o Painel de Reprodução. Aqui definimos a Trilha Sonora, Duração de cada Slide, Ordem Aleatória, etc.


Se estiver tudo como você quer, basta agora ir na opção Exportar PDF ou Exportar Vídeo. Em pdf cada slide é apresentados em página única no arquivo final. Em exportar vídeo você escolhe a pasta, nome e predefinição do vídeo conforme suas necessidades e preferências.



Como vocês viram, é bastante simples criar uma apresentação no Lightroom e você pode explorar este recurso para encantar seus clientes.

Para exemplificar o tutorial da vez, criei o teste mostrado nesse artigo, acesse o vídeo aqui.

É isso aí pessoal, espero ter ajudado. Até a próxima.