segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dicas para otimizar o desempenho do Photoshop - Parte 1

fevereiro 18, 2013 | por Resumo Fotográfico

O Photoshop é a principal ferramenta de pós-produção da fotografia atual e, portanto, é fundamental que ele tenha um bom desempenho para executar com qualidade a edição de suas fotos.


Segundo a Adobe, há quatro maneiras principais de melhorar os resultados de desempenho no Photoshop: otimizar a configuração do hardware, especificar preferências de desempenho, utilizar bons hábitos de trabalho no Photoshop e adotar certas etapas para acelerar o sistema operacional.

Otimizar a configuração do hardware
  • Processador suficientemente rápido: A velocidade de processamento do Photoshop é limitada pela velocidade da unidade de processamento central, ou CPU, do computador. Todos os recursos são mais rápidos em um sistema multiprocessador, embora alguns recursos tirem mais vantagem da potência de processamento adicional do que outros. Existe uma lei de diminuição de retornos com múltiplos processadores: quanto mais processadores você usa, menos você obtém de cada um deles. Portanto, o Photoshop não é necessariamente quatro vezes mais rápido se você tiver quatro microprocessadores
  • Máximo de RAM: O Photoshop usa memória RAM para processar imagens. Se a memória não for suficiente, ele utiliza espaço no disco rígido, para processar informações. Uma vez que acessar informações na memória é mais rápido que em um disco rígido, o Photoshop é mais rápido quando pode processar todas ou a maioria das informações da imagem na memória (RAM).
  • Disco rígido rápido e grande: Uma vez que o Photoshop lê e grava informações de imagem enquanto trabalha, quanto mais rápido o disco onde está a imagem, mais rapidamente ele pode processar informações. Use um disco com uma taxa de transferência de dados rápida, como um disco rígido interno, em vez de um com uma taxa de transferência de dados lenta, como um servidor de rede ou mídia removível.

Definir preferências de desempenho
  • Uso de memória: Quanto mais memória RAM disponível para o Photoshop, mais rápido ele pode processar as informações. A área "Uso de memória" da caixa de diálogo "Preferências de desempenho" informa quanta RAM está disponível para o Photoshop e mostra um intervalo ideal para o sistema. Por padrão, o Photoshop usa 70% da RAM disponível. Você pode alocar mais ou menos memória, alterando o valor na caixa
  • Discos de trabalho: Defina o disco de trabalho para um disco rígido desfragmentado que tenha suficiente espaço não utilizado e velocidades rápidas de leitura/gravação (consulte Desfragmentar o disco rígido). Se você tiver mais de um disco rígido, pode especificar discos de trabalho adicionais. O Photoshop oferece suporte a 64 exabytes de espaço em disco de trabalho em um total de quatro volumes. (Um exabyte é igual a 1 trilhão de gigabytes.) A Adobe recomenda que o disco de trabalho principal seja um disco rígido diferente daquele que o sistema operacional usa como uma unidade de inicialização. Para obter mais informações, consulte Designar discos de trabalho na Ajuda do Photoshop CS5.

Fonte: Adobe