segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nikon deve pagar à Microsoft por câmera com Android

fevereiro 25, 2013 | por Unknown

Nikon pagará royalties à Microsoft por licenciamento de propriedade intelectual
Nikon Coolpix com SO Android. (Foto: Divulgação)

A Microsoft deve lucrar por conta de patentes misteriosas infringidas por dispositivos com Android. A Nikon assinou um contrato para licenciamento de propriedade intelectual com a Microsoft, por conta da fabricação de dispositivos com Android (Sistema Operacional da Google), ao que tudo indica, conta com tecnologias da empresa sem autorização geral.Nada ainda foi oficialmente revelado, mas tudo indica que o produto em questão é a Coolpix S800.

Em nota, a Microsoft disse que a criação do acordo se deve a "certas câmeras da Nikon que rodam a plataforma Android". Entretanto os detalhes da patente ou os valores pagos não serão revelados.

Várias liberações de patentes da Microsoft para outras empresas, como Samsung, LG, HTC, Acer e outras, se deve ao programa de licenciamento de propriedade intelectual iniciado em 2003 pela Microsoft. Com esse programa, a empresa tem lucrado indiretamente em detrimento de embates judiciais, algo parecido com o acontecimento entre Apple e Samsung no ano passado.

Aparentemente, a Microsoft cobra uma parcela dos lucros diretamente dessas fabricantes e não da Google, já que a criadora do Android não lucra diretamente com isso por se tratar de um sistema operacional open source e gratuito.

Fonte: Microsoft