terça-feira, 5 de março de 2013

Compacta de luxo: Nikon A

março 05, 2013 | por Rodrigo Jordy

Difícil entender porque a Nikon se sujeita a fazer câmeras compactas de baixa qualidade quando sabe-se muito bem que ela tem condições de ser a melhor, ou estar entre as melhores. Bem diferente da situação atual quando alguns de seus modelos são a quinta ou sexta opções, o que é inexplicável, hoje temos algo que pode ser considerado um divisor de águas na gigante japonesa: a Nikon A, que é nada menos do que uma compacta com sensor APS-C ou, como prefere a Nikon, um sensor DX.
Nikon A/Divulgação
Ela é equipada com um sensor de 16.2MP, provavelmente o mesmo que equipa as suas reflex da geração passada, D5100 e D7000; assim como a Sony RX1 que também possui um sensor grande em um corpo bem compacto (no caso um sensor full frame), o zoom da objetiva precisou ser suprimido mas há uma grande angular de 28mm bem clara, com abertura f/2.8 com macro de 10cm, um ótimo índice para uma câmera de sensor tão grande como este DX.
Nikon A/Divulgação
Possui um potente flash com alcance de 11.5 metros; sua sensibilidade ISO vai de 100 a 25600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 30 segundos incluindo o modo bulb; possui modo contínuo de 4fps; faz vídeos Full HD em formato MOV e som estéreo; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e sua bateria é capaz de fazer cerca de 230 fotos por carga. O preço não é nada amigável: 1100 dólares e estará disponível nas cores preta e prata.