terça-feira, 26 de março de 2013

Fotografando o São Paulo Fashion Week

março 26, 2013 | por Unknown

Na semana passada, do dia 18 à 22 de março, no prédio da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, aconteceu o São Paulo Fashion Week, a semana da moda em São Paulo.

Eu, Gabriel Barrera, acompanhei Bárbara Khouri do blog All The Pretty Faces e Mila Menezes do blog Velvet Flavor, durante toda a semana capturando fotos de Street Fashion, Backstage e Desfile. Nesta postagem vou explicar um pouco como foi a rotina durante essa semana e dar algumas dicas de como fotografar cada situação.


Street Fashion

Street Fashion são fotos onde a intenção é mostrar como as pessoas estão se vestindo na rua, no caso, durante o SPFW. Acredito que essas foram as fotos mais difícies de realizar, isso por que você enfrenta a mistura de luzes em diversos ambientes. No meu caso, que não tenho uma objetiva "clara" e estava trabalhando com um objetiva cuja abertura máxima é f/3.5, utilizei flash rebatido. Se você possui uma lente com abertura de f/2.8 para baixo, acredito que não seria necessário o uso do flash. As configurações foram basicamente essas: 1/60 - f/3.5 - ISO 1000 - Flash (TTL).

   

Lembrando que o importante nestas fotos é mostrar o look que a pessoa está usando.


Backstage

Fotografia em backstage do SPFW consiste em foto de beleza, making of ou foto de arara. Antes de falar das fotos, vou explicar como entrar em uma área restrita como o backstage. Como eu estava acompanhando pessoas do meio, o acesso foi fácil. Caso você não tenha essa facilidade, faça o credenciamento como imprensa antes do evento, sem ele fica muito difícil de conseguir o acesso.

Foto de beleza visa mostrar a maquiagem e a beleza do modelo. Neste caso, o uso do flash é necessário, já que você precisa montar um "mini estúdio" e a luz no backstage não ajuda. Alguns fotógrafos trabalham com dois flashes (um na câmera e outro na mão), outros utilizam apenas um na mão e rebatem a luz e por ai vai. Como no meu caso a foto de beleza não era necessária, eu utilizei apenas um, rebatido, por pura experiência. Como o backstage é uma área pequena e com muitas pessoas, é legal chamar o(a) modelo para uma outra sala, onde você pode utilizar a parede preta como fundo e lembre-se de ser rápido, pois o modelo tem que estar a disposição da grife.

   

Fotos do making of são legais já que você registra os maquiadores e cabeleireiros trabalhando nos modelos ou os modelos em momentos de concentração ou até mesmo descontraindo. A própria luz dos espelhos de maquiagem ajudam nas fotos, dispensando o uso do flash, a única dificuldade destas fotos está em se posicionar na sala, já que ela está cheia de fotógrafos, maquiadores, produtores e afins.

   

Importante tomar cuidado para não atrapalhar o trabalho dos profissionais durante estas fotos, já que o espaço é limitado.

As fotos de araras de roupa são as mais fáceis, a sala não fica tão cheia e as roupas ficam nas araras ao redor da sala. Para fotografar as roupas eu utilizei o flash rebatido. Como as roupas ficam nas araras, as vezes é necessário virar a roupa para realizar a foto, tome cuidado neste momento pois os produtores e estilistas não gostam que encostem na roupa, então com cuidado manuseie a roupa pelo cabide.

  

Um detalhe legal nessas fotos é registrar junto com a roupa, a foto da modelo já utilizando o look, para mostrar como ele é montando e quem irá utilizar.


Desfile

De todo o SPFW, as fotos durante os desfiles são as mais fáceis, já que toda a iluminação é bem produzida e ajuda o fotógrafo. Para entrar nos desfiles é necessário portar o convite da grife ou possuir o credenciamento de imprensa e o acesso ao pit. O pit é a área na ponta da passarela dedicada aos fotógrafos da imprensa, e para conseguir um bom lugar lá é necessário chegar na fila cedo. Alguns fotógrafos levam escadas ou caixas para ficarem mais alto e o uso de um monopé é quase que obrigatório para descansar as mãos. Como eu estava acompanhando a Bárbara e Mila, eu tive acesso ao desfile como convidado e fiquei nas laterais. Cada convite possui um local para sentar, caso exista a possibilidade de sentar próximo da ponta da passarela, ao lado do pit, é o local que recomendo. A luz frontal é mais forte e você consegue fotografar a modelo de frente por mais tempo. Como as modelos desfilam com uma passada firme, larga e rápida, utilizei a velocidade em 1/250, f/5.6 (máxima da minha objetiva em 135mm) e ISO 1000. Uma dica importante é alterar o modo de foco da câmera para "contínuo".

   

A semana do evento é bem agitada e corrida. Andar pela Bienal, fotografar, baixar e tratar as fotos durante todos os dias da semana é algo bem desgastante, por isso é necessário ficar atento com a alimentação e sempre descansar e dormir o necessário, conheci fotógrafos que adoeceram no meio da semana.

Carregue pilhas, baterias e cartões de memória extras, como em qualquer outro evento, esses acessórios são obrigatórios para fotógrafos.

Essas são as minhas dicas de como fotografar o SPFW. Acredito que para "marinheiro de primeira viagem", consegui realizar boas imagens. Sendo assim, espero elas ajudem vocês a fotografarem eventos de moda.