sexta-feira, 15 de março de 2013

Fotografia auxilia na recuperação de jovens com câncer

março 15, 2013 | por Resumo Fotográfico

Participantes do projeto "Nós vivemos na Terra" em visita a Heidelberg, Alemanha. (Foto: Amvrosiy Khramov)
Mais de mil crianças morrem de câncer a cada ano na Rússia. Se não fossem instituições de caridade e voluntários, o número seria ainda maior. Há seis anos, o fotógrafo russo Yuri Khramov dá aulas no projeto "Nós vivemos nesta terra" e ajuda jovens que sofrem com a doença.

Nas enfermarias do Moscow Center of Pediatric Hematology, Oncology and Immunology, Khramov ensina aos pacientes a terem um novo olhar, fotografando aqueles objetos que são motivos do tédio destes jovens: uma porta, o teto, a cama, um janela.

Rita Khayrullina, 18, é campeã da Europa de Triatlo, há um ano foi diagnosticada com leucemia, e durante a sua recuperação, ela assumiu o novo hobby.

"Eu tirei fotos de tudo o que eu podia ver: os médicos, as enfermeiras e a vista da janela", diz Rita, enquanto ajeita o cabelo curto - a única lembrança de sua doença. "A fotografia ajudou a me distrair do que estava acontecendo em volta de mim", diz ela.

Rita estava no hospital por quase um ano. Seus amigos não foram autorizados a visitá-la, e ela teve que receber injeções regulares durante o tratamento de quimioterapia, o que causou a queda de cabelo. Rita também não tinha permissão para andar por aí.

Yuri Khramov
"Os psicólogos dizem que estas situações podem criar uma espécie de fome visual", diz Khramov. "A fotografia, como todas as formas de arte, ajuda a desenvolver a imaginação. Ela pode transformar as paredes opressivas de uma enfermaria de hospital escuro em um castelo ou uma selva."

Com os resultados do trabalho, ele organiza exposições e a publicação de álbuns, além de promover uma viagem por ano com os alunos para a Alemanha, para visitarem museus, castelos e tirarem muitas fotos.


Fonte: RBTH (via Gazeta Russa)