domingo, 10 de março de 2013

O apreço pelo afeto

março 10, 2013 | por Natália Nunes

Tenderness Diptych, Left, 2003 / Tenderness Diptych, Right, 2003

A biografia disponibilizada na página pessoal de Kyle Jean Rand é pontual e bem sucinta. Nascido no Canadá, declara ter iniciado sua carreira fotográfica no Quênia. Na sua descrição biográfica há um grande destaque, contudo, para sua carreira acadêmica: foi estudante em Cambridge por cinco anos e é doutor em Filosofia e Literatura, além de ter diploma em Arte, em Estudos sobre os povos orientais e africanos, sobre a Lei Islâmica e desenvolvimento econômico.

Apesar de uma aparente ostentação intelectual, Rand transmite em suas imagens, sobretudo aquelas categorizadas como Monochromatic Film, um grande apreço pelas sensações e sentimentos, sejam eles expressos nas cenas ou evocados por elas. Ele também faz uma abordagem interessante da nudez masculina - só o fato de priorizar a nudez do homem ao invés da mulher já é algo peculiar, visto que o corpo feminino sempre foi mais explorado. Suas composições fogem do ordinário e demonstram grande sensibilidade. 

Suas fotos contrariam qualquer postura de indiferença e colocam o homem - o que está dentro e fora das imagens - diante de circunstâncias que o tocam. Esse homem por ele exposto está sempre em contato, seja com a natureza, com a solitude, seja com outro semelhante. 

Para conferir mais imagens da série Monochromatic Film, acesse o site oficial de Kyle Jean Rand.