quarta-feira, 17 de abril de 2013

Galeria celebra astros do rock com exposição de Terry O’Neill

abril 17, 2013 | por Resumo Fotográfico


A Galeria Lume e o Shopping Cidade Jardim, de São Paulo, apresentam Rockstars, exposição com 20 fotografias do britânico Terry O’Neill que traçam um panorama do rock, desde os anos 60 até os dias atuais. As obras exibem retratos históricos de celebridades do mundo da música, dos Beatles – ainda em início de carreira – a Bono Vox, líder do U2.

O que se vê nas imagens de Rockstars são verdadeiros gigantes do rock: Eric Clapton e Paul McCartney, que lotam estádios em shows ao redor do mundo; The Who, que, depois de idas e vindas, fez shows até o final do ano passado, após quase cinco décadas desde sua formação; David Bowie, o camaleão do rock, que acaba de causar enorme furor com o lançamento de seu primeiro álbum em dez anos; The Police e Led Zeppelin, que, apesar de não mais existirem, são ainda enormes referências para diversas gerações de entusiastas do rock; e Elvis Presley, aclamado como rei do gênero musical.

Tão importantes para a história do rock quanto as celebridades que aparecem nessas obras é o próprio fotógrafo. “Não é exagero dizer que foi Terry quem criou a imagem do rock no imaginário de muitos dos adolescentes dos anos 60 na América do Sul”, comenta o curador Paulo Kassab Jr. “Quem não sem lembra da capa do álbum ‘A Single Man’, com Elton John vestido com seu sobretudo e cartola, ou da foto de David Bowie com seu cachorro em ‘Diamond Dogs’, de 1974?”, diz ainda.

Terry O’Neill foi um componente crucial para a formação imagética dos anos 60 na Inglaterra e em escala global, ao lado de nomes como David Bailey, Terence Donovan e Brian Duffy. “Não era apenas quem nós estávamos fotografando, mas a maneira como os fotografávamos. Eu estava usando 35 mm, que tinha toda uma nova abordagem. Antes disso, as fotografias eram feitas em estúdio, usando iluminação e lentes especiais, que demoravam um longo tempo para montar”, em suas próprias palavras.

Rockstars é uma exposição de fotografias produzidas com técnica analógica, a grande maioria delas em preto e branco, sendo a única exceção uma do quarteto The Who. Essas imagens enfatizam o comportamento rebelde intrínseco ao rock, tais como os cabelos compridos dos Beatles nos anos 60, socialmente inaceitáveis na época, a excentricidade de roupas e adereços – especialmente dos óculos – de Elton John e a chocante androginia de David Bowie.

Ao longo da carreira, as lentes de Terry O’Neill farejaram a fama. Fotografou nomes que se tornaram ícones da cultura pop, não apenas da música, mas também do cinema, da televisão e da política. Mas foram seus registros de representantes do rock’n’roll, tanto de bastidores quanto em ação, que ajudaram a criar uma aura de estilo de vida, formando assim uma legião de fãs do estilo musical por todo o planeta. “As obras refletem mais de 40 anos de fotografia, de um profundo comprometimento e uma amizade com rockstars que persiste até hoje”, afirma o curador.

SERVIÇO:

Exposição Terry O’Neill – Rockstars
Abertura 18 de abril de 2013, quinta-feira, às 19h
Período 19 de abril a 07 de maio de 2013
Local Shopping Cidade Jardim – Jardim central, piso térreo
www.shoppingcidadejardim.com
Avenida Magalhães de Castro, 12100, Jardim Panorama – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3552-1000
Horário segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h

Ass. Imprensa - Balady Comunicação