quinta-feira, 11 de abril de 2013

James McGarvey: o criador da primeira câmera DSLR

abril 11, 2013 | por J.Goffredo

Poucas pessoas conhecem o engenheiro eletrônico norte-americano James McGarvey, mas ele é o autor da história da Kodak DCS, sendo responsável por projetar a primeira câmera DSLR e liderar o desenvolvimento de câmeras digitais profissionais da Kodak por 17 anos.

Kodak DCS (NikonWeb.com/Reprodução).
O site NikonWeb.com entrevistou McGarvey, que em 1991 desenvolveu a Kodak DCS100, que muitos acreditam (erroneamente) ter sido a primeira câmera DSLR. Como ele mesmo revela durante a entrevista, alguns modelos foram desenvolvidos antes desta, mas a DCS 100 foi a primeira a ser comercializada. E o nome original era apenas Kodak DCS, sem o número 100, que foi adicionado posteriormente durante a divulgação de uma revista e "colou" depois do lançamento do segundo modelo da linha, a Kodak DCS 200. Para ler a entrevista, em inglês, acesse aqui.

Em seu site pessoal, McGarvey publicou um artigo (em inglês) falando exatamente sobre a primeira DSLR, que foi criada em 1987. Ela foi feita sob encomenda para o Governo dos Estados Unidos e só foi produzido um único exemplar. Pela descrição da montagem, e a aparência final, ela parecia mais um protótipo do que um produto acabado. Não se sabe o seu destino ou qual foi o seu uso.

Electro Optical Camera, primeira DSLR (James MacGarvey/Reprodução).

Fontes: Nikon Rumors, NikonWeb.com e James McGarvey.