segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mexicano ganha prêmio Pulitzer por foto de conflito na Síria

abril 15, 2013 | por Resumo Fotográfico

Foto: Javier Manzano/AFP/Getty Images


A Universidade de Columbia, de Nova York, anunciou nesta segunda-feira (15) os vencedores da 97ª edição do prêmio Pulitzer. O fotógrafo mexicano freelancer Javier Manzano ganhou na categoria Feature Photography por sua cobertura do conflito na Síria. Na foto, feita em 18 de outubro de 2012, dois soldados rebeldes tomam posições de tiro no bairro de Karmal Jabl, centro de Alepo.

O comitê do prêmio descreveu a imagem de Manzano como "uma foto extraordinária (...) de dois soldados rebeldes sírios, entrincheirados em suas posições, enquanto a luz do dia passava pelos buracos de bala deixados em um muro de metal próximo". O fotógrafo receberá um prêmio de 10 mil dólares (quase 20 mil Reais).

Também foram nomeados como finalistas nesta categoria a fotógrafa Liz O. Baylen do Los Angeles Times, por seu ensaio íntimo documentando as vidas destroçadas de pessoas presas em abuso de medicamentos, e Renee C. Byer do Sacramento Bee, por suas fotografias de um avô que cria três netos após a morte violenta de sua filha e pela perda de sua esposa para o câncer.

Na categoria Breaking News Photography, foram premiados os fotógrafos Rodrigo Abd, Manu Brabo, Contreras Narciso, Khalil Hamra e Muhammed Muheisen da Associated Press por "suas coberturas convincentes da guerra civil na Síria, produzindo imagens memoráveis ​​sob risco extremo".

Fonte: The Pulitzer Prizes (via G1)