segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pinhole Day 2013

abril 29, 2013 | por Cid Costa Neto

Imagem feita com pinhole / Cris Tristão
Nesse último domingo (28), foi celebrado o Pinhole Day, dia mundial da fotografia pinhole, que consiste na fotografia criada por uma câmera artesanal sem lente, com entrada de luz por um orifício feito com um alfinete. A Cris Tristão (colaboradora do blog) e eu, participamos de uma oficina promovida pelo NIL – Núcleo Imagem Latente no espaço Cento e Quatro, em Belo Horizonte.

Infelizmente, no mesmo dia estava acontecendo um evento na Praça da Estação e por isso, além da grande quantidade de pessoas no entorno, a prefeitura fechou os jardins em frente ao Cento e Quadro, onde com certeza renderiam boas fotos. Tirando essa questão, foi bem interessante a experiência de fotografar da maneira mais básica possível, utilizando apenas uma pequena latinha e papel fotossensível. A prática rendeu boas horas de indas e vindas ao quarto escuro.

A Cris, marinheira de primeira viagem, conseguiu alguns resultados bem legais logo no começo. Eu, por outro lado, tive o azar de pegar uma série de papeis que estavam manchados e por isso minhas fotos não sairam tão legais. Já tinha feito essa prática durante as aulas de fotografia na faculdade (há alguns bons anos atrás) e foi muito bom retomar essa prática.

Após fazer a revelação das fotos - que são em negativo - através do processo químico, elas foram digitalizadas e positivadas utilizando um software de edição:

Imagem feita com pinhole, positivada digitalmente / Cris Tristão
Imagem feita com pinhole, positivada digitalmente / Cid Costa Neto

Além da oficina, foi bem legal ver a exposição com uma coleção de câmeras artesanais fabricadas por Zaus Gomes, com diferentes modelos, desde os mais simples, com entrada por orífício até modelos mais trabalhados, com lentes e ajuste de foco por fole.

Câmeras artesanais de Zaus Gomes em exposição no Cento e Quatro / Cid Costa Neto