sábado, 27 de abril de 2013

Resumo do Wedding Brasil 2013

abril 27, 2013 | por Tati Biscuit

Olá pessoal, hoje a postagem é mega especial. Vou escrever pra vocês o que foi a 5ª Edição do Wedding Brasil, evento do qual participei como congressista representando o Resumo Fotográfico. Antes de tudo, quero agradecer ao Cid pela oportunidade de estar lá... valeu querido!

Foto: Tatiane Maria
O que posso lhes dizer de início é que o Wedding Brasil 2013 termina deixando saudades. Foi um verdadeiro mergulho na "Fotografia de Casamento" e os fotógrafos voltam pra casa motivados a dar mais de si, a buscar mais em suas fotografias... isso é extremamente positivo pois o crescimento profissional que cada um alcança, mesmo que em três dias de congresso, é fantástico.

Foto: Studio Gaea
Foto: Studio Gaea

Primeiro dia:

Para abrir o evento tivemos a apresentação emocionante do grupo Cia. Arte & Manha - "Uma volta ao Mundo". Em seguida, tivemos no palco a presença do fotógrafo catarinense Jared Windmüller com a palestra "O Fotógrafo Completo: os pequenos detalhes que fazem a diferença" que compartilhou conosco de suas experiências e falou sobre a importância do Networking. Em seguida o fotógrafo esloveno Samo Rovan falou sobre "A Composição Extrema: Como e quando quebrar as regras". Samo compartilhou conosco sua trajetória profissional e falou sobre a complexidade do casamento, da fotografia e do fotógrafo. Em seguida, a mexicana Citlalli Rico falou sobre "Paixão: O sentimento que move todo bom fotógrafo". Citlalli falou com entusiasmo sobre sua carreira e pontuou tópicos que considera importantes para melhorar nossas imagens e para o crescimento profissional. No dia seguinte, durante o Happy Hour, em uma oportunidade que tive de falar com ela, Citlalli me disse que está muito feliz por estar no Brasil e que está encantada com a recepção calorosa dos brasileiros. Em seguida, e para finalizar o primeiro dia de Wedding Brasil, o videomaker Santi falou de "Estratégias para expandir o seu negócio" mostrando ao fotógrafo estratégias para fazer vídeos.




Enquanto as palestras aconteciam no palco do auditório Simón Bolívar do Memorial América Latina o Núcleo de Tecnologia mantinha palestras lotadas durante todo o dia com temáticas diversas que agregaram conhecimento aos fotógrafos presentes.

Segundo dia:

No segundo dia de Wedding Brasil o primeiro ao subir ao palco foi o italiano Edoardo Agresti para falar sobre "A filosofia e a essência do verdadeiro fotojornalista" e nos deu uma aula de retratos criativos e de fotojornalismo com técnica e planejamento. Seguido pelo gaúcho Robson Cruz, "Em busca da fotografia autoral" que nos contou sobre sua fotografia, sua carreira e como tudo começou, ainda como congressista, no Wedding Brasil. Em seguida, tivemos a presença do casal canadense, Davina e Daniel em, "O Equilíbrio é a base para o sucesso", o casal nos conta também sobre a carreira, como trabalham juntos e como gerir o negócio de forma eficiente. Para falar de "Um empreendimento chamado fotografia de casamento" recebemos Marco Costa, que explica como sair da invisibilidade e se destacar em meio à multidão de fotógrafos de casamento que existem no mercado, a importância do marketing pessoal. Jose Guardia, Pai e Filho abordaram a composição das imagens (linhas, curvas, espirais, simetria, contraste, molduras e reflexos), iluminação e poses mostrando a aplicabilidade de suas técnicas em vídeos.

Fotos: Studio Gaea




Ao final do segundo dia, fotógrafos de todo Brasil dançaram, conversaram, fotografaram e se divertiram no  Happy Hour. Para animar a galera tivemos a presença da DJ Jéssica Tribst e os dançarinos do Cia. Arte Manha apresentaram performances artísticas.

Terceiro Dia:

O último! Que pena! Iniciamos o último dia com a presença do fotógrafo russo Emin Kuliyev em "Lifestyle Wedding: a irreverência e a inovação na fotografia" surpreendeu a todos com as fotografias que registrou nas ruas de São Paulo e dos congressistas, que registrou durante o Happy Hour no dia anterior. Em seguida o fotógrafo Renato d'Paula, "A história nunca se repete: quebrando os padrões", nos conta a importância das vivências do fotógrafo e como elas refletem em suas fotografias. Evandro Rocha em, A Luz e a Magia: Transforme a sua maneira de fotografar", logo de cara emocionou aos congressistas com imagens de tirar o fôlego e um Time Lapse fantástico com fotos que fez em Las Vegas, além das dicas práticas aos congressistas. Para finalizar com chave de ouro, tivemos o norte-americano Kevin Kubota falando dos 25 segredos do fotógrafo de sucesso.

Foto: Tatiane Maria

Como me senti nesse evento:
Maravilhada seria uma palavra adequada! Durante estes três dias aprendi tanto que com certeza posso dizer que valeu a pena estar lá. A troca de experiências, não só dos palestrantes e congressistas, mas também dos congressistas entre si, a oportunidade de conhecer profissionais de todos os cantos do país é absolutamente enriquecedor, amplia nossos conhecimentos e nossa rede de contatos.

Laudiane e Tatiane
Conheci tanta gente interessante, de tantos lugares do Brasil, conversamos sobre o mercado em cada região, nossas experiências e expectativas e estabelecemos contatos via redes sociais, e isso, como todos sabemos e foi reforçado muitas vezes por diversos palestrantes durante o evento, é de extrema importância para o profissional.

Além de tudo isso tive o prazer enorme de conhecer a fotógrafa leitora e amiga Laudiane Lira, de São Paulo, que ganhou a promoção aqui do Resumo Fotográfico para participar do Wedding Brasil.

Assistam o vídeo dos bastidores e sintam o gostinho do que foi a 5ª Edição do Wedding Brasil! =D Ameeeeiiii.

Se você perdeu a oportunidade de estar lá esse ano, não perca a próxima edição do WB em 2014!!!

Preciso agradecer mais uma vez ao Cid pela oportunidade e à todos os organizadores do evento! E que venha o Wedding Brasil 2014!!!