sexta-feira, 19 de abril de 2013

Segunda etapa da Maratona Fotográfica Belém 16.16

abril 19, 2013 | por Resumo Fotográfico

Sorteio de novos desafios marca o inicio de mais uma ação
O resultado será exposto em vários pontos de Belém (Reprodução/Centro Cultural SESC Boulevard)


Dando sequencia à terceira edição do projeto Belém 16.16 - Maratona Fotográfica Cidade de Belém, que visa dar oportunidade de produzir testemunhos, interpretações poéticas e depoimentos fotográficos sobre a cidade, o Centro Cultural Sesc Boulevard recebe o público nos próximos dias 20, das 13 às 18h e 21 de abril, das 10 às 13h para o sorteio de novos temas-desafio.

A capital paraense completará 400 anos em 2016. Serão quatro séculos de uma história muito particular no cenário urbano brasileiro. Atualmente, com quase dois milhões de habitantes, a Belém que emerge das águas da baia do Guajará é como um grande corpo, vestido de arranha-céus pós-modernos, que contrastam com a beleza delicada da arquitetura de Landi e a natureza opulenta de seu entorno.

“O projeto é mais que a Maratona, ou seja, as Maratonas constituem uma etapa do processo, onde a fotografia é o vetor para o exercício do olhar crítico sobre a cidade, mas também como lugar de inspiração”, conta Miguel Chikaoka, coordenador da ação. A ideia é olhar para a cidade em suas múltiplas dimensões, para isso as atividades do Projeto constituem-se também de palestras, debates e mostras se repetem anualmente, mas sempre com novos desafios.

A culminância será a publicação de um livro, a ser lançado em 2016, com textos e imagens editadas a partir do que foi produzido pelos participantes das Maratonas. Este livro, assim como outras atividades vem de encontro ao que se está propondo na ação. Com público diversificado, a Maratona Belém 16.16 vêm nos dando uma visão panorâmica multifacetada da cidade.

No ato da inscrição (os que participaram da primeira etapa estão automaticamente inscritos e devem apenas assinar a lista de participantes), cada participante deverá escolher um jogo para sortear o tema que irá nortear seu trabalho na Maratona. Os temas escolhidos tem como objetivo provocar reflexões e instigar o olhar para o que a cidade oferece como inspiração. O resultado deve ser editado, dentro de um limite de até seis imagens, e entregue na recepção do Sesc Boulevard, até o dia 31 de maio de 2013.

Qualquer pessoa a partir de oito anos pode participar da Maratona. Menores de idade só precisam da companhia dos pais ou de algum responsável.

SERVIÇO

Segunda etapa da Maratona Fotográfica Belém 16.16
Datas: 20/04 (sábado), de 13 às 18h e 21/04 (domingo), de 10 às 13h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard - Boulevard Castilho França, 522/523
Inscrições gratuitas no local
Informações: (91) 3224-5305/5654 (Miguel Chicaoka – Assessor Cultural)
sescboulevard@gmail.com