terça-feira, 21 de maio de 2013

A Censura do Pinterest

Rede social remove imagens com nudez e recebe críticas de seus usuários

Fotografia de Gabriele Rigon removida pelo Pinterest.
Quando descobri o Pinterest - uma rede social que permite colecionar e compartilhar (ou não) diversos tipos de imagens, seja de outros sites ou próprias - pensei que seria uma maneira de ampliar e manter em ordem minha iconografia, sem precisar de copiar imagens para meu HD.

Infelizmente, depois de pouco tempo de uso, passou a chegar frequentemente em meu e-mail a mensagem: "Removemos um de seus pins no Pinterest". Isso porque entre os meus pins, a grande maioria é de fotografias de nu artístico. Uma vertente a qual sou admirador e adepto desde a época de habilitação em fotografia na faculdade de artes plásticas.

Segundo a equipe da rede social, a remoção das imagens acontece porque muitas pessoas utilizam o site no trabalho e junto com suas famílias. Segundo a política de uso aceitável do site, nenhum tipo de nudez é aceita e, além de deletar a imagem, me convidam a remover outras fotos que possam ser semelhantes.

Muitas pessoas sequer leêm a política dos sites que utilizam, mas seja por que não leram ou porque resolveram simplesmente ignorar essa questão, o fato é que o Pinterest está cheio de usuários que possuem painéis com  fotografias de nu, sendo a grande maioria - até onde pude ver - trabalhos de arte. Na minha lista, inclusive, foram deletadas fotos de de artistas como a dupla Mert Alas e Marcus Piggott, Imogen Cunningham, Jan Scholz, Gabriele Rigone, entre outros. A grande irônia é que na semana passada, o próprio Pinterest me enviou uma sugestão de foto de nu, através do seu e-mail semanal.

No mês passado, o comunicólogo, diretor de jornalismo e escritor Adriano Silva, publicou em seu blog, Manual de Ingenuidades, uma carta que ele enviou ao Pinterest, a respeito dessa censura, após ter uma foto de um de seus painéis deletada. Segundo ele, a política sobre nudez da rede social é "absolutamente arcaica, obsoleta, conservadora, antiliberal, não democrática e tendenciosa".

"Eu gostaria de concordar com a sua política sobre conteúdo 'nocivo'. No entanto, 'nocivo' é um conceito muito subjetivo. As imagens que você rudemente excluiu de um dos meus paineis, ultimamente, sem a minha autorização, representam beleza para mim. Elas me inspiram. Elas fazem o meu dia melhor. Elas deleitam meus olhos e meus sentidos. Eles derramam uma luz boa sobre a minha vida – incluindo a minha saudável vida sexual."

Adriano acrescenta ainda que a imagem deletada se encontrava em um painél bloqueado, que só ele podia acessar e afirma que mesmo que estivessem em um painel aberto, bastaria que a pessoa que não está de acordo com a nudez, deixe de seguí-lo. Leia a carta na integra.

Muitos outros usuários, insatisfeitos, criaram painéis dedicados a denunciar a censura da rede social, intituladas "Censored" ou "Erased by Pinterest", onde são colecionadas imagens removidas e outras que reprovam a censura. Com uma visão muito parecida com a do Adriano, onde vejo na nudez um simbolo de sinceridade, que está fortemente ligada a minha sexualidade e, por consequência, inspiração e criatividade, resolvi criar também um painél com as fotos removidas pelo Pinterest, como uma forma de me manifestar contra essa censura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. Me lembrou um caso recente e famoso que rolou no Tumblr...

    http://almaia.tumblr.com/post/34229967084/meumaracatupesaumatonelada-attimi-rubati-con

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz um tempo que estou para escrever um texto sobre essa foto que citou Alexandre. Custei pra achar o autor, já que ela foi republicada por várias pessoas como se fossem elas próprias. Ela realmente causou bastante polêmica no ano passado.

      Excluir
  2. Eu tive meu painel humorama quase 40 mil seguidores deletado completamente pelo pinterest por ter compartilhado uma foto engraçada sobre a gripe asiática em que apareciam duas pessoas nuas. Até desanimei e estou afim de deletar minha conta nesta rede social.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil