terça-feira, 21 de maio de 2013

A Censura do Pinterest

maio 21, 2013 | por Cid Costa Neto

Rede social remove imagens com nudez e recebe críticas de seus usuários

Fotografia de Gabriele Rigon removida pelo Pinterest.
Quando descobri o Pinterest - uma rede social que permite colecionar e compartilhar (ou não) diversos tipos de imagens, seja de outros sites ou próprias - pensei que seria uma maneira de ampliar e manter em ordem minha iconografia, sem precisar de copiar imagens para meu HD.

Infelizmente, depois de pouco tempo de uso, passou a chegar frequentemente em meu e-mail a mensagem: "Removemos um de seus pins no Pinterest". Isso porque entre os meus pins, a grande maioria é de fotografias de nu artístico. Uma vertente a qual sou admirador e adepto desde a época de habilitação em fotografia na faculdade de artes plásticas.

Segundo a equipe da rede social, a remoção das imagens acontece porque muitas pessoas utilizam o site no trabalho e junto com suas famílias. Segundo a política de uso aceitável do site, nenhum tipo de nudez é aceita e, além de deletar a imagem, me convidam a remover outras fotos que possam ser semelhantes.

Muitas pessoas sequer leêm a política dos sites que utilizam, mas seja por que não leram ou porque resolveram simplesmente ignorar essa questão, o fato é que o Pinterest está cheio de usuários que possuem painéis com  fotografias de nu, sendo a grande maioria - até onde pude ver - trabalhos de arte. Na minha lista, inclusive, foram deletadas fotos de de artistas como a dupla Mert Alas e Marcus Piggott, Imogen Cunningham, Jan Scholz, Gabriele Rigone, entre outros. A grande irônia é que na semana passada, o próprio Pinterest me enviou uma sugestão de foto de nu, através do seu e-mail semanal.

No mês passado, o comunicólogo, diretor de jornalismo e escritor Adriano Silva, publicou em seu blog, Manual de Ingenuidades, uma carta que ele enviou ao Pinterest, a respeito dessa censura, após ter uma foto de um de seus painéis deletada. Segundo ele, a política sobre nudez da rede social é "absolutamente arcaica, obsoleta, conservadora, antiliberal, não democrática e tendenciosa".

"Eu gostaria de concordar com a sua política sobre conteúdo 'nocivo'. No entanto, 'nocivo' é um conceito muito subjetivo. As imagens que você rudemente excluiu de um dos meus paineis, ultimamente, sem a minha autorização, representam beleza para mim. Elas me inspiram. Elas fazem o meu dia melhor. Elas deleitam meus olhos e meus sentidos. Eles derramam uma luz boa sobre a minha vida – incluindo a minha saudável vida sexual."

Adriano acrescenta ainda que a imagem deletada se encontrava em um painél bloqueado, que só ele podia acessar e afirma que mesmo que estivessem em um painel aberto, bastaria que a pessoa que não está de acordo com a nudez, deixe de seguí-lo. Leia a carta na integra.

Muitos outros usuários, insatisfeitos, criaram painéis dedicados a denunciar a censura da rede social, intituladas "Censored" ou "Erased by Pinterest", onde são colecionadas imagens removidas e outras que reprovam a censura. Com uma visão muito parecida com a do Adriano, onde vejo na nudez um simbolo de sinceridade, que está fortemente ligada a minha sexualidade e, por consequência, inspiração e criatividade, resolvi criar também um painél com as fotos removidas pelo Pinterest, como uma forma de me manifestar contra essa censura.