quarta-feira, 8 de maio de 2013

Abertas as inscrições para a Maratona Fotográfica do FIF

maio 08, 2013 | por Resumo Fotográfico

Divulgação
A capital mineira é mais do que apenas a sede do FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, que em uma de suas atividades, a Maratona Fotográfica, irá proporcionar a fotógrafos em formação a experiência de produzir um ensaio fotográfico autoral inédito na cidade, durante o período do festival, sob orientação de artistas e fotógrafos profissionais. O resultado final dessa produção será exibido em sessões de projeção em diferentes espaços públicos de BH. 

Abertas até 1º de junho, as inscrições para a Maratona Fotográfica são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival, no endereço http://www.fif.art.br/?page_id=424 Para se inscrever, é preciso apresentar um projeto de investigação fotográfica e portfólio, dentre outros dados. Os 20 selecionados serão orientados por um time de fotógrafos que vivem em Belo Horizonte, formado por Rodrigo Mendes , Leonardo Costa Braga e membros da agência Nitro Imagens. 

A Maratona Fotográfica do FIF é uma versão ampliada e atualizada do projeto Maratona Fotográfica - Um Olhar Sobre a Região Leste, Um Olhar Sobre o Mundo, também realizado na capital mineira, entre 2009 e 2010, sob coordenação de Bruno Vilela, também um dos idealizadores e diretores do festival.

O festival

O tema geral deste primeiro FIF- Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte é Espaços Compartilhados da Fotografia, traduzindo os objetivos principais dos curadores, que são absorver a produção de diferentes lugares do mundo e ultrapassar os limites da fotografia, indo ao encontro de outras linguagens artísticas. “O FIF é um festival mais voltado para as poéticas visuais do que para a tecnicalidade. Mantém o respeito pela tradição da fotografia, mas privilegia o pensamento sobre o campo expandido da imagens, que explora a fotografia em diálogo com diversas outras mídias e plataformas de expressão sensível”, explica Guilherme Cunha, que, ao lado de Bruno Vilela, é idealizador e diretor do festival, que tem ainda a curadoria-geral de Eduardo de Jesus. 

O 1º FIF-BH será realizado de 12 a 21 de julho (a exposição permanecerá aberta até 06 de agosto), na capital mineira. O espaço cultural CentoeQuatro, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e o Circuito Cultural Praça da Liberdade, além das ruas, são alguns dos espaços que receberão atividades do festival. A primeira edição do festival é patrocinada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

SERVIÇO:

FIF - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte
Inscrições para a Maratona Fotográfica
Prazo: até 1º de junho de 2013
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival: www.fif.art.br
Mais informações: fif.art.br e en.fif.art.br