quarta-feira, 22 de maio de 2013

As casas flutuantes de Laurent Chéhère

A Galeria Lume de São Paulo inaugura nesta quinta-feira (23), Flying Houses, exposição individual do francês Laurent Chéhère, exibindo 11 composições fotográficas da série homônima, na qual o artista apresenta uma Paris onírica e melancólica, através de imagens de construções da capital francesa em suspensão no céu. 

A ideia que norteia a série “Flying Houses” surgiu em 2008, durante andanças do artista por Belleville e Ménilmontant, bairros localizados na região nordeste de Paris. “Meu interesse é mostrar a vida dessas pessoas e suas moradias. Essa parte da cidade é muito pobre e em cada metro quadrado é possível explorar uma rica diversidade cultural”, conta o artista. 

As edificações que ilustram essas obras são diversas: uma casinha com floreiras à janela, um hotel velho e decadente, um trailer com um varal repleto de roupas, um cortiço, uma casa com placa anunciando venda, uma fábrica, um edifício comercial pichado e até um circo. Em todas essas imagens há presença de fios, como se fossem a linha de uma pipa ou o cordão de um balão. E isso não é à toa, já que a série é inspirada no filme “Le Ballon Rouge”, de Albert Lamorisse, de 1956. 

O conceito imagético produzido por Chéhère usa paleta cromática similar ao filme, com predominância de tonalidades frias, principalmente cinza e azul, e também marrom. As personagens principais desses trabalhos – as construções – são digitalmente criadas a partir de detalhes arquitetônicos fotografados nos subúrbios e periferias da cidade, justamente onde foi filmado “Le Ballon Rouge”. O resultado é um misto de realidade e ficção, temperado com um tanto de surrealismo. 

Em Flying Houses, Laurent Chéhère exibe um lado esquecido da Cidade Luz, elevando essas moradias e demais espaços dessas regiões abandonadas da cidade numa tentativa de atingir a atenção para a situação em que se esses locais se encontram. Enquanto o filme de Albert Lamorisse tem final feliz, a conclusão da narrativa proposta pelo artista permanece suspensa, como as construções de suas obras. 

SERVIÇO

Exposição Laurent Chéhère – Flying Houses
Abertura: 23 de maio de 2013, quinta-feira, às 19h30
Período: 24 de maio a 30 de junho de 2013
Horário segunda a sexta das 10h às 20h
Local: Galeria LUME – Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Informações: (11) 3704.6268

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil