domingo, 12 de maio de 2013

Fotógrafa cria ensaios de gestantes nuas em locais públicos

maio 12, 2013 | por Resumo Fotográfico


A fotógrafa norte-americana Alexa Garbarino cria ensaios de gestantes nuas em locais públicos de Nova York na série intitulada "Ripe". Segundo conta no blog Camera Obscura, ela costumava ver as mulheres grávidas como "gigantes, criaturas pesadas", até fotógrafar sua amiga Nancy nua em sua sala de estar, poucos dias antes de dar à luz.

"Isto foi pré-Demi Moore na capa da Vanity Fair e eu nunca tinha visto uma mulher grávida completamente nua. Fiquei espantada - não pelo tamanho de Nancy, mas por quão forte, poderosa e elegante, ela parecia. Fiquei fascinada com o seu corpo maduro."

Após a primeira experiência fotografando o nu de uma mulher grávida, Alexa levou mais oito anos até fazer uma série. Ela era recém-casada, e no final de seus 30 anos queria começar a tentar engravidar imediatamente, no mesmo momento que suas amigas estavam tendo filhos. "Como parecia que meu foco era a gravidez, me aproximei delas com a idéia para a minha série", conta.

Ela fotografou sua amiga Ann e o marido, Christopher, juntos em seu quintal cheio de folhagem. "Eu podia ver que, por estar fora do estúdio e em um ambiente familiar, Ann também poderia sair de si mesma". Isso fez com que Alexa tivesse a ideia de fotografar as modelos em locai que fossem importantes para elas. Depois de um tempo, ela já tinha praticamente fotografado todas as suas amigas grávidas e começou a fotografar as amigas das amigas.

Alexa fotografou mais de 100 mulheres para essa série (inclusive a sí propria) e, segundo conta, ainda se espanta com como cada mulher muda de forma diferente. "Enquanto esses nove meses pode sentir como eles vão durar para sempre, a gravidez é fugaz - Eu não posso imaginar não querer documentá-lo."







Para conhecer mais sobre o trabalho de Alexa, acesse: www.alexagarbarino.com