segunda-feira, 13 de maio de 2013

O último abraço

maio 13, 2013 | por Resumo Fotográfico

Muitas fotografias foram feitas sobre a tragédia em Bangladesh que matou mais de mil pessoas. Mas uma foto emergiu, "capturando o sofrimento de um país inteiro em uma única imagem", como descreve o departamento de fotografia da revista Time no blog Lightbox. A imagem, feita pela fotógrafa e ativista bengalesa Taslima Akhter, mostra um casal morto abraçado entre os escombros do prédio que desabou em Savar, próximo a Dacca.

Akhter escreveu para o LightBox e contou que muitas pessoas têm lhe perguntado sobre o casal morto. Ela, no entanto, não sabe dizer quem são, embora tenha tentado descobrir suas identidades. “Eu não sei quem são ou qual a relação entre eles".
"Toda vez que eu olho novamente para essa foto, eu me sinto desconfortável - ela me assombra. É como se eles estivessem dizendo a mim, 'não somos um número - não somos apenas mão de obra barata e vidas baratas. Somos seres humanos como você. Nossa vida é preciosa como a sua, e os nossos sonhos são preciosos também'." - conta Akhter.
Shahidul Alam, Bangladesh fotógrafo, escritor e fundador da Pathshala, o Instituto Sul-Asiática de Fotografia, descreve a foto como uma 'imagem, enquanto profundamente perturbadora, também é assombrosamente bela. Um abraço na morte, sua ternura se eleva acima dos escombros para nos tocar onde estamos mais vulneráveis."
Publicado em: