sábado, 22 de junho de 2013

Antanas Sutkus: um olhar livre

junho 22, 2013 | por Resumo Fotográfico

O Centro Cultural Correios inaugura dia 25 de junho, às 19h, a exposição "Antanas Sutkus: um olhar livre". Serão apresentadas cerca de 100 imagens em preto e branco que revelam o talento de Sutkus, considerado um dos maiores fotógrafos da antiga União Soviética e um dos mais expressivos em âmbito mundial.

Nascido na Lituânia, Antanas Sutkus começou a fotografar construindo toda sua obra durante o regime comunista. Seu principal interesse eram as pessoas simples, a sua vida quotidiana, e a expressão particular de cada um destes indivíduos. Tudo isto contradizia a censura socialista e as linhas estéticas que eram ditadas pelos poderes: o coletivismo das massas.

Sutkus passou a ser um dos fotógrafos que mais fugia ao formalismo soviético. Ao criar a Sociedade da Arte Fotográfica em Vilnius ele comentou “com as nossas fotografias queríamos mostrar que éramos diferentes de todo o resto da União Soviética. Aspirávamos mostrar o espírito do povo, nossa mentalidade”.

Depois de ser apresentada nas em Toulouse (França), Fortaleza, Salvador, Tiradentes, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília São Paulo, a exposição "Antanas Sutkus: um olhar livre", chega ao Rio de Janeiro. Os cariocas terão a oportunidade de conhecer a obra de um dos fotógrafos mais importantes do século 20. Para o artista,sua obra “não são retratos nem caracteres. É a linguagem de meus heróis. Esta é a chave da minha fotografia. Minhas Imagens são resistentes ao tempo. Problemas existenciais eram e continuam a ser o mais importantes para mim”.

SERVIÇO

Exposição "Antanas Sutkus: um olhar livre"
Abertura: 25 de junho, às 19 horas (para convidados).
Visitação:de 26 de junho até dia 21 de julho de 2013.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12 às 19h

Local: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro - Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro.
Telefone: (21) 2253-1580
Entrada franca.