sábado, 15 de junho de 2013

FIF divulga artistas selecionados para exposição

junho 15, 2013 | por Resumo Fotográfico

Foto da série In-Dependencias do espanhol Miguel Angel Garcia.

Nesta sexta-feira, dia 14, o FIF – Festival Internacional de Fotografia divulgou os artistas selecionados para a Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”, uma das atividades que compõem a programação do Festival. Dentre mais de 1.000 inscritos, vindos de 73 países, foram selecionados 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes. Entre os dias 27 de junho e 25 de agosto, mais de 300 obras se dividem entre o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, gerido pela Fundação Clóvis Salgado; o Museu Mineiro (de 4 de julho a 25 de agosto); o Espaço Cultural CentoeQuatro (de 12 de julho a 9 de agosto); e estações do metrô de Belo Horizonte (a partir de 12 de julho).

A curadoria da exposição, composta por Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG; e pelos coordenadores do festival, Bruno Vilela e Guilherme Cunha, buscou o diálogo entre as diversas linguagens e processos de construção da imagem. “Longe de delimitar um território, desenhar fronteiras rígidas ou construir uma visão panorâmica, a escolha dos trabalhos vindos da convocatória internacional do FIF aponta direções e caminhos múltiplos, contraditórios e provisórios que a fotografia tangencia nos dias de hoje em suas muitas formas de expressão”, explica a curadoria.

A partir do recorte dos trabalhos selecionados, os curadores buscaram gerar um “campo de tensão no qual orbitem tanto formas mais tradicionais da imagem fotográfica, mesmo que em franco processo de contaminação com outras mídias, discursos e linguagens, quanto os processos de natureza experimental, processual e intermidiática que assumem a fotografia como uma imensa trama de possibilidades”, explicam.

Artistas vindos de Brasil, França, Estados Unidos, México, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Canadá, Egito, China, Cingapura, Japão, Sérvia, Ucrânia, República Dominicana, Taiwan e Noruega integram a exposição que terá abertura no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, no dia 27 de junho às 19h.

Confira a lista completa de selecionados.

SERVIÇO:

Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”
De 27 de junho a 25 de agosto

Abertura:  Dia 27 de junho às 19h
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

Locais e datas:

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (CACOF) – Av. Afonso Pena, 737 – Centro
de 27 de junho a 25 de agosto

Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários
A partir de 4 de julho

Espaço Cultural CentoeQuatro – Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro
12 de julho a 9 de agosto

Estações do Metrô de Belo Horizonte
A partir de 12 de julho