terça-feira, 4 de junho de 2013

Site utiliza foto do apresentador do canal DigitalRev para ilustrar notícia sobre violência sexual

junho 04, 2013 | por Resumo Fotográfico

O honconguês Kai Wong é conhecido dos aficionados por fotografia por ser apresentador do DigitalRev TV, popular canal do Youtube.

Nesta segunda-feira (3), um dos maiores sites de notícias da internet, o News.com.au cometeu um grande erro ao utilizar a foto de Wong para ilustrar um artigo intitulado "Bizarro: Homem apalpa coxa de mulher e então a fotografa" que conta o caso de um homem em Perth, Austrália, que teria agredido uma mulher no estacionamento de um shopping e, em seguida, começou a fotografá-la antes de fujir.

O site DigitalRev ficou sabendo da história hoje pela manhã, quando vários de seus leitores enviaram mensagens informando a respeito. O site respondeu com seu tradicional estilo humorístico:

"Nós, da DigitalRev gostariamos de afirmar que Kai, apesar de seu amor por pink, não possui uma blusa com capuz rosa. Kai também não dirigi um utilitário Nissan Navara e nós temos fortes razões para acreditar que ele estava na Europa em torno de 13:00 no sábado. Se o Sr. Hickey têm dificuldade com seu login no GettyImages, nós ficamos felizes em oferecer o nosso suporte de TI de graça."

Apesar da brincadeira, eles seguem dizendo que a história é séria e incentiva seus leitores na Austrália a entrarem em contato com as autoridades caso tenham qualquer informação sobre este caso.

Mas apesar da história bizarra, o que realmente impressiona é como, para ilustrar uma notícia importante, pega-se o screenshot de um show de fotografia popular - especialmente tendo em conta o que sabemos sobre como as fotos afetar nossa percepção da realidade. Além das questões de violação de direitos autorais, isso pode ser considerada difamação ao usar a imagem de uma pessoa inocente para ilustrar uma história de assédio sexual com nenhuma indicação de que seja apenas uma ilustração, é um equívoco grave.