terça-feira, 16 de julho de 2013

Câmera reflex feita em impressão 3D

julho 16, 2013 | por Rodrigo Jordy

A impressão 3D já era usada industrialmente há muito tempo para a fabricação de moldes a serem produzidos posteriormente em larga escala, mas agora já há fabricantes que produzem impressoras 3D destinadas ao usuário comum. Ainda são bem caras mas já há quem se aventure com uma destas em casa imprimindo sólidos reais e funcionais. Uma das mais recentes "invenções" foi uma câmera reflex de filme, partindo de um projeto criado pelo estudante de pós-graduação da Escola de Arte e Design de Saint-Ettiene, Leo Marius.

A chamada OpenReflex Camera

O projeto consiste em três partes distintas (visor, obturador e compartimento de filme) que pode ser impressa em uma impressora 3D em casa em menos de 16 horas e custa cerca de 30 dólares, incluindo o gasto com material, e leva cerca de uma hora para montagem da câmera. O criador do projeto usou a baioneta da Nikon nesta câmera mas qualquer um pode alterá-lo e usar a baioneta que quiser. O projeto inteiro e todas as instruções de montagem estão aqui e o próprio criador do projeto incentiva o aprimoramento da ideia já que o projeto está em Código Aberto.

Todas as peças usadas na montagem da câmera

O próprio Leo Marius explicou o motivo para projetar esta câmera reflex: "Com a revolução digital agora todo mundo é dono de uma câmera, mas perdemos completamente a essência da fotografia! A intenção aqui é desenvolver uma tecnologia popular que permita devolver aos usuários a chave para entenderem novamente esta essência".

Câmera com o filme já pronta para fotografar


Fonte: PSFK