quinta-feira, 4 de julho de 2013

Rota Raiz – Impressão em Processo

julho 04, 2013 | por Resumo Fotográfico

A Galeria do Ateliê  da Imagem, no Rio de Janeiro, inaugura nesta sexta-feira, dia 5 de julho, às 19h, a exposição Rota Raiz – Impressão em Processo individual do premiado fotógrafo Pedro David, apresentando 16 trabalhos em diversos formatos de fotografias, textos e recortes: “uma amostra dos bastidores da impressão de um livro, e de fugas que as imagens podem empreender quando são postas à prova”, diz o artista. O livro Rota Raiz (Tempo D´Imagem, 2013) será lançado nesta mesma noite.

Apresentado em Tiradentes (MG) e no Madalena Centro de Estudos da Imagem (SP) Rota Raiz com 128 páginas, traz 70 fotografias em cor, alguns desenhos e reproduções de objetos misteriosos parte do seu esforço para materializar no presente as impressões que guardou de seus primeiros anos, desejo que o impeliu a sair pelo sertão, sem, porém encontrar os cenários de que procurava. Por outro lado, achou um novo território, ainda permeado pelo fantástico, mas em um estado de mudança ainda mais avançado que o descrito por Riobaldo, já idoso, ao doutor com quem conversa na obra-prima de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas.

“Ao imprimir Rota Raiz, mais uma vez recolhi restos destes acasos criados durante os testes de impressão de cada caderno. Não apenas pela ansiedade de ter nas mãos algum registro palpável do livro que ainda não chegou. Mas, desta vez com a certeza de que os levaria a público de alguma forma.” - explica o autor.

SERVIÇO

Rota Raiz – Impressão em Processo
Abertura: Dia 5 de julho, às 19h.
Visitação: Até dia 6 de setembro de 2013
Horários: Segunda a sexta de 10h às 21h | Sab de 10h às 17h
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Av. Pasteur, 453, Urca
www.ateliedaimagem.com.br