segunda-feira, 8 de julho de 2013

Senac RJ sedia eventos do FotoRio 2013

julho 08, 2013 | por Resumo Fotográfico

Foto: Roberto Rosa (Divulgação)

O Senac RJ e o FotoRio 2013 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro promovem na Maison Figner de 9 de julho a 9 de agosto, exposições dos renomados fotógrafos Felipe Varanda e Roberto Rosa, dos docentes e alunos do Curso de Fotografia do Senac RJ e a realização de workshops com Luiz Garrido e Rita Kessler. Curadoria de Milton Guran (coordenador geral do FotoRio).

Programação

Dia 9 de julho, às 19h: Arqueologia de Futuras Ruínas - Primeiras Evidências de Felipe Varanda, Cidades Inventadas de Roberto Rosa, De cara para a vida, com fotografias dos docentes e, O comércio e a cidade, dos alunos do curso de Fotografia do Senac RJ.

Arqueologia de Futuras Ruínas - Primeiras Evidências é um projeto de exposição inédito do fotógrafo Felipe Varanda através do qual ele revela um poético inventário visual do viaduto da Perimetral e da região portuária do Rio de Janeiro. O projeto foi realizado de 2003 a 2013 pelo artista que teve a curadoria do fotógrafo e professor Peter Lucas, que comenta: “as imagens que Felipe produz nos jogam para este futuro imaginário onde o que é sólido hoje, vira ruína desse tempo inventado ou pressentido”.

Já Cidades Inventadas, de Roberto Rosa, é uma crônica fotográfica de cidades ao redor do mundo, em P/B sepiado. De efeito impressionista, o trabalho é resultado da técnica artesanal empregada pelo fotógrafo, que dispensa a utilização de Photoshop. Para a crítica e fotógrafa Simonetta Persichetti “o mundo urbano de Roberto Rosa é vasto, cheio de véus e de surpresas que se desvendam a cada novo olhar”.

Numa iniciativa de aproximar docentes e alunos do mercado de trabalho, o público poderá conferir outras duas exposições: uma dos docentes e outra dos alunos do Curso de Fotografia/Senac RJ. A mostra dos docentes intitulada De cara para a Vida reúne 48 fotos expostas em trípticos; já a exposição dos alunos apresentará 40 fotos com o tema O Comércio e a Cidade, ambas selecionadas pelo curador e coordenador geral do FotoRio, Milton Guran. Todos os alunos dos cursos de Fotografia do Senac RJ tiveram oportunidade de participar deste projeto e passar por uma curadoria profissional, vivenciando uma experiência real do mercado de trabalho de um fotógrafo. Na opinião de Liliana Sebusiani (gerente de Produtos de Comunicação e Design do Senac RJ) “com estas ações queremos afirmar a importância do trabalho dos fotógrafos e mostrar como nossos alunos e docentes contribuem para a valorização do mundo da fotografia. Temos inúmeros talentos no Rio de Janeiro. Ficamos felizes em contribuir para a formação e aperfeiçoamento de profissionais neste setor”.

SERVIÇO

Exposições:
Arqueologia de Futuras Ruínas - Primeiras Evidências – Felipe Varanda
Cidades Inventadas – Roberto Rosa
O comércio e a cidade – 40 fotos de alunos Senac RJ
De cara para a vida - exposição de 48 fotos dos docentes Senac RJ 

Abertura: 9 de julho, terça-feira, das 19h às 21h.
Visitação: até 9 de agosto: de terça a domingo, das 10h às 20h.
Local: Mansão Figner, Senac RJ – Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo
Informações: www.fotorio.fot.br/2013#.UbJayfm3-Z0

Assessoria de Imprensa FotoRio 2013