domingo, 11 de agosto de 2013

Exposição: Tavoletta

agosto 11, 2013 | por Resumo Fotográfico

Na mostra Tavoletta, que se encontra em cartaz no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, o professor de fotografia Arnaldo Pappalardo exibe sua pesquisa dos conceitos de perspectiva estudados pelo arquiteto e escultor renascentista italiano Bruno Brunelleschi (1377- 1446) sobre como vemos e enxergamos.

Na sala principal do museu são apresentados as fotografias do projeto em diferentes formatos e vídeos em super-8. No jardim do museu foi instalada uma grande câmera escura para explicar princípios do registro de imagens.

“Na época do renascimento italiano, câmaras escuras eram muito utilizadas pelos pintores, pois permitiam desenhar perspectivas a partir da formação de imagens do mundo real em seu interior.” - conta o fotógrafo.

A maioria das imagens apresentadas foram realizadas em São Paulo, unindo-se com outras registradas em locais como Itália, Chile e América do Norte. Segundo o fotógrafo, o conceito que está por trás do conjunto, aparentemente caótico e fragmentado, propicia a cada visitante uma interpretação particular, criando algo novo e construindo conexões e relações.

SERVIÇO

Exposição "Tavoletta"
Data: de 10 de agosto até 22 de setembro
Horário: terça a domingo, das 10 às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705, Jd. Paulistano, São Paulo/SP
Mais informações: (11) 3032-3727